Células-Tronco: Governo Apóia Cerca de 50 Projetos

relogio 17/12/2008 - 09:59

Projetos de pesquisa com células-tronco, que receberão um total de R$ 10 milhões para desenvolverem inovadores procedimentos terapêuticos, acabam de ser divulgados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (DECIT/SCTIE/MS).

Foram submetidas 148 propostas, das quais 49 terão apoio para a pesquisa de células-tronco embrionárias; adultas derivadas da medula óssea; originadas do cordão umbilical e de outros tecidos.

Apoiando esses projetos, o CNPq e a SCTIE objetivam induzir a geração de novos conhecimentos, investindo nas pesquisas básicas, pré-clínica e clínica, além de contribuir para o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos, com potencial de aplicação para a área de saúde humana.

O CNPq e a SCTIE consideram que as pesquisas em terapia celular são muito importantes para os avanços da saúde humana, já que buscam restaurar a função de um órgão ou tecido, por meio do transplante de novas células em substituição às perdidas por alguma doença, ou substituem células que não funcionam adequadamente por defeito genético.

O último edital do CNPq, que financiou pesquisas com células-tronco, foi realizado em 2005. Ganharam aprovação 45 projetos, dos quais seis estudaram células-tornco embrionárias humanas. Os estudos tiveram duração de cerca de dois anos e se encerraram em 2007.

Os resultados podem ser conferidos no site do CNPq.