CBEM 2016: Últimas Atividades

Eventos Médicos

CBEM 2016: Últimas Atividades

por site em 25 de setembro de 2016


Estão encerradas as atividades de mais um Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. Foram cinco dias de muito trabalho, planejamento e debate científico na Costa do Sauípe. Nos últimos simpósios palestrantes davam os parabéns ao presidente do Congresso, Dr. Fábio Trujilho, pelo evento.

O coordenador da mesa, Dr. Osmário Santos, destacou o grande trabalho do Dr. Trujilho e Dr. Alexandre Hohl, presidente da SBEM. “O Dr. Fábio merece muitos elogios porque o grande cabeça desse evento. Muita gente talvez pensasse que um Congresso em um ambiente como esse não funcionasse e deu certo. Já o Dr. Alexandre é um presidente que ‘faz’ e graças a essas duas pessoas temos um belo Congresso na Costa do Sauípe”.

Já o presidente da SBEM, Dr. Alexandre Hohl, mencionou a notícia que circulou na véspera na grande imprensa, sobre uma marquise no Centro de Convenções de Salvador que desabou. O Dr. Hohl lembrou que a decisão do Dr. Fábio por levar o evento para a Costa do Sauípe, criticada por alguns, foi a mais acertada tomada pela organização.

Último Dia

Medicina do Esporte, hipertrigliceridemia, diabetes no intrahospitalar e obesidade foram os tópicos que fecharam a programação do CBEM 2016. Enquanto os congressistas acompanhavam, os presidentes do Congresso e da SBEM, Dr. Fábio Trujilho e Dr. Alexandre Hohl, ainda fechavam tarefas importantes na área administrativa. Disfarçar a expressão de cansaço era bem difícil, mas a de satisfação também.

Medicina do Esporte

Como vem ocorrendo com frequência o tema do esporte e medicina chamou muita atenção e o simpósio procurou abordar não só as questões científicas, mas os problemas éticos que vem ocorrendo. Os palestrantes procuraram, mais uma vez, alertar os endocrinologistas para que falem com seus pacientes sobre riscos de mau uso de medicamentos.

A mesa foi coordenada pelo Dr. Osmario Jorge Salles e com os palestrantes Dr. Clayton Macedo, Dr. Rodrigo Lamounier, Dr. Ricardo de Andrade Oliveira, Dr. Fábio Ferreira, Yuri Galeno e Dr. Alexandre Hohl.

Além de muitos esclarecimentos, os congressistas na plateia também compartilharam problemas em relação a pacientes que estão chegando com graves questões hormonais em razão de uso incorreto de medicamentos, reportagens veiculadas na televisão entre outras questões.

O Dr. Alexandre Hohl, presidente da SBEM, lembrou que vários esclarecimentos estão sendo feitos pelo site da SBEM e reforçou que os endocrinologistas baixem a cartilha no site.  A SBEM imprimiu o material e distribuiu centenas de exemplares durante o evento. Endocrinologistas aprovaram a iniciativa e levaram muito material para ser entregue em seus consultórios. (fotos Celso Pupo)

 

mesa com palestrantes sobre medicina no esporte