CBEM 2014: Entenda a Geologia Médica

Eventos Médicos

CBEM 2014: Entenda a Geologia Médica

por site em 7 de setembro de 2014


O Dr. Luiz Cláudio Castro, endocrinologista e geólogo do Distrito Federal, abordou um tema pouco difundido: a geologia de uma região, interferindo diretamente na saúde e na doença da população.

Em sua apresentação, o Dr. Luiz Cláudio lembrou que saúde não é só ausência de doença, é uma situação de bem estar físico, psíquico e social. Falando sobre a Geologia Médica, o especialista alertou para o caso de se estudar os casos populacionais muitas vezes tidos como coincidências. “Nada é coincidência até que se prove o contrário”, afirmou.

Para finalizar, o Dr. Luiz Claudio resumiu que “quando o paciente chega no consultório temos um quebra-cabeças para resolver. Algumas peças virão com ele, outras, vamos encontrar na anamnese. A geologia é apenas mais uma das peças desque quebra-cabeças”.

No vídeo abaixo, ele faz um resumo da sua apresentação, explicando a Geologia Médica, com um exemplo de uma cidade no estado de Goiás, e alerta sobre algumas substâncias presentes em determinadas regiões do Brasil, de forma que se avalie o que pode ser feito para minimizar o efeito do excesso ou da deficiência da referida população, buscando a promoção da saúde.