CBEM 2014: Abertura Oficial

Eventos Médicos

CBEM 2014: Abertura Oficial

por site em 6 de setembro de 2014


O Teatro Positivo recebeu os congressistas, na noite do dia 5 de setembro, para a abertura do 31º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. Com um ambiente inspirado na Rua das Flores de Curitiba, o palco recebeu os doutores Cesar Boguszewski, presidente do CBEM; Nina Musolino, presidente da SBEM; Victoria Borba, vice-presidente da SBEM e presidente da Comissão Científica do CBEM; e Gisah Amaral, presidente da SBEM Regional Paraná.

De início, foi apresentado um vídeo histórico, abordando fatos da endocrinologia, do Brasil e do mundo, relatando as coincidências em cada ano mais marcante da especialidade no Paraná, desde a criação da Regional da SBEM no estado, em 1957, passando pelos anos dos dois congressos brasileiros anteriores a este, realizados pela SBEM-PR. A abertura seguiu com o Hino Nacional e os discursos dos especialistas citados. No vídeo, abaixo, é possível conferir um pouco de cada mensagem.

Após as boas-vindas, a presidente da SBEM-PR, Dra. Gisah, a Dra. Nina entregou as homenagens aos novos Associados Honorários da SBEM. A Dra. Victória falou sobre o programa científico do 31º CBEM, que foi montado também com itens não tradicionais como plenárias sobre endocrinologia e sustentabilidade, workshops da SBEM em parceria com sociedades internacionais, fóruns abordando o futuro e “onde foi que eu errei”, além das palestras sobre “endocrinologia na mídia” e “endo tributo”. Ao todo, o Congresso conta com 250 palestrantes nacionais e 29 internacionais.

O Dr. César afirmou estar muito grato com os recordes alcançados neste CBEM 2014. Foram 740 trabalhos recebidos, sendo a maioria sobre Diabetes Mellitus (189), 4 mil inscritos e uma arrecadação financeira além do esperado. Ele também abordou as inovações deste congresso em relação ao tema sustentabilidade: crachás semente; lixeiras seletivas; reutilização dos materiais descartados, por cooperativas de reciclagem; limitação no uso de materiais impressos; uso de materiais ecológicos; e incentivo a práticas sustentáveis. “Haja hoje para tanto ontem”, parafraseou o Dr. Cesar, lembrando-se de uma frase do autor conterrâneo Paulo Leminski.

O presidente do evento apresentou, também, as mídias informativas do Congresso (aplicativo para dispositivos móveis), site, fanpage no Facebook, Instagram e lembrou-se da coincidência deste Congresso estar acontecendo na época da circulação da edição 100 da Folha da SBEM. Após a solenidade, os presentes puderam conferir a um show circense do Grupo Tholl, seguida de um coquetel no hall do Expo Unimed. (fotos Celso Pupo)