CBAEM/COPEM: Inflammation as a Pathogenic Mediator and the Pharmacological Target in Type 2 Diabetes and Cardiovascular Disease

relogio 25/08/2011 - 13:25 Congresso Nacional
“Inflammation as a Pathogenic Mediator and the Pharmacological Target in Type 2 Diabetes and Cardiovascular Disease” foi o tema da palestra apresentada pelo Dr. Steven Shoelson, do Joslin Diabetes Center, no Segundo dia do CBAEM/COPEM. A Conferência foi presidida pela Dra. Maria Cristina Foss e teve como objetivo apresentar estudos recentes que mostram o uso do ácido salicílico como um futuro aliado no tratamento do diabetes e de doenças cardiovasculares.  “Torna-se mais evidente a cada dia que a inflamação está envolvida a muitas patologias, inclusive o diabetes tipo 2”, afirmou.

Dr. Steven iniciou sua apresentação com um pequeno histórico da utilização da substância, encontrada na casa de diversas plantas, inclusive na casca do carvalho. Através de um slide com um papiro, o especialista afirmou que os povos antigos já utilizavam a casa do carvalho no tratamento de infecções.

Um dos pontos destacado por Dr. Steven, foi qual o tipo de ácido salicílico deveria ser melhor utilizado no tratamento do diabetes: a casca de carvalho, como se fazia antigamente, a aspirina ou na forma de 5-ASA. De acordo com o pesquisador, o salsalato apresenta mais vantagem em relação aos outros, por não irritar o estômago, por ser genérico e ser uma das três drogas mais baratas do mundo.

De acordo com o palestrante, estudos clínicos provaram que a utilização do salsalato melhora a glicemia em pacientes com DM2, sem mudança de peso corpóreo, na função hepática, pressão arterial, colesterol e nas funções da tireoide. Outra evidência é que a substância foi bem tolerada e os pacientes submetidos a ela relataram melhoria significativa na função social e melhora nas dores das articulações. Dr. Steven ressaltou que o estudo está em sua segunda fase e a análise dos dados teve início no mês de agosto de 2011. “Mas já afirmo que tivemos um efeito positivo de eficácia”, adiantou o especialista.

Leia mais:
cbaem 2019
Proendocrino set 2018