CBAEM/COPEM – Balanço

relogio 27/08/2011 - 12:28 Congresso Nacional

Salas cheias, palestras de atualização, novidades científicas e confraternização marcaram os quatro dias do Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia (CBAEM), realizado paralelamente ao Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia, entre os dias 24 e 27 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Cerca de 2500 pessoas participaram do evento (2300 inscritos) e aproximadamente 400 trabalhos científicos foram inscritos, número considerado acima das expectativas pela organização.

De acordo com a presidente dos Congressos, Dra. Margaret de Castro, foi atingido o objetivo de integrar os dois eventos, sem perder seus devidos focos. A especialista disse ainda que conversou diretamente com diversos participantes e notou um grande índice de aprovação. “O saldo foi positivo”, disse. Confira, abaixo, o depoimento completo da presidente, em vídeo.

O primeiro dia, quarta-feira, foi marcado pelos Cursos Pré-Congresso, um sobre Desintometria Óssea, com sala lotada, e outro sobre Biologia e Genética Nuclear, ambos no período da manhã. Na parte da tarde, tiveram início os simpósios e, no final da tarde e início da noite, foi realizada a Cerimônia de Abertura Oficial. Nela, foram feitas as homenagens aos endocrinologistas que mais se destacaram em suas regiões e entregue o Prêmio SBEM-SP 2011 ao Dr. Ayrton Custódio Moreira, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. A Cerimônia foi encerrada com um show do Coral Instituto Baccarelli, da comunidade de Heliópolis, aclamada pelo público, seguido de um coquetel.

Na quinta-feira, logo pela manhã, foram realizados os simpósios comerciais, com destaque para o “ABEM em Foco”, coordenado pelo editor dos Arquivos Brasileiros, Dr. Sérgio Dib. O encontro teve como objetivo dar dicas aos pesquisadores de como deve ser feito um trabalho científico e, apesar de ter iniciado às 7h, reuniu um grande número de congressistas. Na parte da tarde, aconteceu a Reunião do Conselho Deliberativo da SBEM, com destaque para a eleição da cidade de Natal como sede do próximo CBAEM, e, à noite, foi realizada, pela primeira vez, a Sessão de Happy Pôsteres, um mix de Happy Hour com a exposição, regada a queijos e vinhos.

Na sexta-feira, penúltimo dia de Congresso, uma das conferências que chamou muito a atenção foi “A Vida Pós Cirurgia Bariátrica”. O interesse pelo tema foi tão grande que a palestra chegou a ser transmitida em áudio e vídeo para outra sala. O mesmo aconteceu na conferência “The Use of Thyroid Hormone Analogues to Treat Obesity and Dyslipidemias”, e em outras palestras. Ainda pela manhã, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da SBEM. No final do dia, os congressistas puderam participar, mais uma vez, da Sessão de Happy Pôsteres.

No último dia do CBAEM/COPEM, o destaque ficou para as apresentações e entrega do Prêmio Jovem Investigador,  aos melhores trabalhos de temas livres clínicos e translacionais e Prêmio ABE&M. Logo após, em clima de festa, todos foram convidados a participar da Feijoada de Confraternização e um show de chorinho.

 

 

Leia mais:
cbaem 2019
Proendocrino set 2018