CBSOM - Causas Óbvias de Obesidade

relogio 26/05/2011 - 22:41

Uma mesa redonda discutiu, durante o 14º Congresso de Obesidade e Síndrome Metabólica, as causas óbvias da obesidade. As doutoras Ana Priscilla e Clarissa Fujinara foram as coordenadoras dos debates que reuniu a Dra. Sandra Mara Ferreira Villares (HCFMUSP), Dr. Durval Damiani (HCFMUSP) e Dr. Cesar Boguszewski (UFPR).

A Dra. Sandra falou que as obesidades monogênicas auxiliaram para elucidar aspectos do controle hipotalâmico da fome e que a leptina é o único tratamento hormonal com sucesso para a obesidade monogênica.  Quanto às mutações, os MC4R são frequentes e se expressam diferentes durante a vida. Já nas mutações do receptor de leptina, os pacientes podem apresentar níveis adequados para a corpulência.

Na sequência, o Dr. Durval Damiani abordou a genética da obesidade. Segundo o especialista, as obesidades sindrômicas podem decorrer de:  síndromes monogênicas de herança autossômica dominante, recessiva e ligada ao X; alterações cromossômicas numéricas, estruturais; e doenças de herança não mendeliana, como por exemplo, as alterações do imprinting genômico, dentre outras.

Ele lembrou também que a maioria das obesidades sindrômicas apresenta déficit pondero-estatural, com algum atraso de idade óssea, ao contrário das obesidades “exógenas” onde ocorre alta estatura para a idade e avanço de idade óssea.

Um dos focos principais da apresentação do Dr. Durval foi a Síndrome de Prader-Willi.

Quem fechou a mesa e de forma bem humorada, foi o Dr. Cesar Boguszewki. O especialista começou a apresentação de forma muito bem-humorada, falando de futebol, já que o Coritiba, na véspera havia chegado a final da Copa do Brasil. Mas depois de criar um clima descontraído. Ele abordou a obesidade hipotalâmica que descreveu como “evidência de processo patológico no hipotálamo com obesidade, que se desenvolve junto ou após a injuria. O especialista falou sobre a perspectiva terapêutica no tratamento da doença.

Veja um registro de parte de um dos debates ao final das apresentações.