Campanhas Públicas

relogio 07/01/2009 - 16:19 Institucional

Nesta área, você encontra algumas das campanhas que a SBEM organiza, voltadas ao público. Entre os objetivos estão: gerar conhecimento da população em relação às principais doenças endócrinas, valorizar a atuação do endocrinologista, eslcarecer dúvidas, entre outros.

  • Dia Mundial de Doenças Raras

28 de fevereiro é o Dia Mundial das Doenças Raras. A SBEM, através da Comissão de Campanhas Públicas, presidida pela Dra. Erika Parente, promove a divulgação deste dia para que a população possa ter conhecimento sobre a existência dessas doenças e seus tratamentos.

Dentro da endocrinologia, são mais de 200 doenças raras. Há aquelas doenças que podem ser curadas como acromegalia e Doença de Cushing, e aquelas que podem ser controladas como lipodistrofia ou hipoparatireoidismo.

  • Dia Internacional da Mulher

A Comissão de Campanhas da SBEM, presidida pela Dra. Erika Parente, produz uma série de vídeos para marcar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Durante a mobilização, são abordadas questões como menopausa e o acompanhamento da mulher também pelo endocrinologista. Em 2019, o Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da SBEM esteve junto com a Comissão de Campanhas.

  • Dia Mundial da Atividade Física

6 de abril é o Dia Mundial da Atividade Física. A SBEM sempre busca destacar em suas ações pelo dia, a importância de se praticar exercícios.

Para conscientizar a população, além das ações de saúde, a SBEM divulga orientações e esclarecimentos sobre o assunto no tópico “10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Atividade Física”.

  • Dia Mundial da Saúde

Dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, data da fundação da Organização Mundial da Saúde. Todo ano, para lembrar a data, a OMS escolhe um tema de saúde pública global para trabalhar sua conscientização.

Em 2016, o assunto escolhido foi da área da endocrinologia: o diabetes. O objetivo principal da campanha foi conscientizar as pessoas com relação ao crescimento do diabetes, suas causas e consequências e incentivar atividades que visam à melhoria da saúde.

  • Campanha do Dia Internacional da Tireoide

A mobilização do Dia Internacional da Tireoide acontece na semana do dia 25 de maio. A data sempre é marcada pela SBEM, através do Departamento de Tireoide, com ações de conscientização e orientação para a população sobre o tema.

O grupo de especialistas da SBEM promove diversas atividades para divulgar a campanha. Dentre elas estão folhetos informativos, produção de vídeos e textos explicativos, além de ações externas.

Durante o período, é utilizado para divulgação do material não só o site do Departamento como também as redes sociais da entidade (Fanpage do Dia Internacional da Tireoide e do Departamento de Tireoide da SBEM, Canal no Youtube e etc.).

Saiba mais sobre a campanha no site do Departamento de Tireoide: www.tireoide.org.br.

Vídeo da campanha de 2019 - Tema: Tireoide e Gestação

  • Dia Mundial Sem Tabaco

31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco. A campanha, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o apoio dos países filiados, tem como objetivo destacar os riscos à saúde ligados ao consumo de tabaco e promover a aplicabilidade de políticas públicas eficazes para reduzir o consumo.

Para orientar e esclarecer as dúvidas sobre o assunto, a SBEM produziu um texto para a série "10 Coisas Sobre". No texto são listados os principais problemas de saúde que o fumo pode causar.

  • Dia Nacional do Homem

Mais uma data importante que está inserida na agenda da SBEM Nacional é o Dia do Homem. A Sociedade, através de sua Comissão de Campanhas Públicas, intensifica a conscientização pelo dia, lembrado em 15 de julho.

A instituição produz vídeos informativos sobre as principais questões que envolvem a saúde do homem como: testosterona, hipogonadismo, tratamentos etc. O material é divulgado no site e nas redes sociais da SBEM.

Em 2019, a campanha teve como tema “Bomba Tô Fora!”. Um assunto bastante enfatizado pela Sociedade em função de muitas complicações ocasionadas por uso inadequado de hormônios.

Os vídeos das Campanhas pelo Dia do Homem estão no Canal da SBEM no Youtube: SBEM Nacional.

Vídeo da Campanha de 2019

  • Dia Nacional do Combate ao Colesterol

A Campanha do Dia Nacional do Combate ao Colesterol – 8 de agosto – érealizada em conjunto entre o Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da SBEM e a Comissão de Campanhas Públicas da Sociedade. São produzidos vídeos para chamar a atenção da população para a questão, folheto informativo e as Regionais da SBEM promoveram ações para marcar a data.

Em 2019, o tema central da campanha é o cuidado com o colesterol alto de crianças e adolescentes. A Dra. Cynthia Valério, presidente do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da SBEM, e Dra. Erika Parente, presidente da Comissão de Campanhas Públicas da instituição, estão à frente da mobilização.

Os vídeos das campanhas anteriores estão disponíveis no Canal da SBEM no Youtube.

  • Campanha de Valorização do Endocrinologista e Dia do Endocrinologista

Depois de anos de trabalho e tentativas, a SBEM consegue espaço para o debate sobre a criação do Dia do Endocrinologista, 1 de setembro. A iniciativa começou em 2009, com o assunto sendo incluído em Oficinas de Trabalho, Assembleias Gerais Ordinárias, reuniões do Conselho Deliberativo, reportagens na Folha da SBEM e no site da entidade.

Após diversas tentativas, coordenadas pelo Dr. Ricardo Meirelles, presidente da SBEM Nacional, na ocasião, em 2010, a SBEM dava o primeiro passo, conseguindo que a Deputada Solange Almeida apresentasse o Projeto de Lei 7.836, que criava o Dia Nacional do Endocrinologista. A data é o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

dia do endocrinologista

  • Dia Nacional de Prevenção a Obesidade / Dia Mundial da Obesidade

11 de outubro é marcado como o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, organizada pela SBEM, com apoio da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica). Durante a campanha, as entidades enfatizam sobre vários temas de prevenção e esclarecem questões importantes como a gordura que se acumula entre os órgãos do abdômen e aumenta a barriga, que traz riscos à saúde.

Nos últimos anos, o tema escolhido foi “Obesidade: Eu trato com respeito”. Na última mobilização o foco foi obesidade infantil. Foi destacado que a estimativa em 2025 no país será em torno de 11,3 milhões crianças com excesso de peso. Mais de 400 mil estarão com pré-diabetes, 150 mil terão diabetes tipo 2,1 milhão será hipertensa e 1,4 milhão terá esteatose hepática não alcoólica em estágio 1. A campanha enumerou também algumas ações do dia a dia que podem contribuir para amenizar a situação.

Um folder informativo sobre a questão foi elaborado pela SBEM e ABESO para a ação. O material foi divulgado no site e nas redes sociais das Sociedades e deu suporte a orientação dos profissionais de saúde durante a prevenção.

  • Dia Mundial da Menopausa 

O Dia Mundial da Menopausa é lembrado em 18 de outubro. A data também faz parte do calendário de campanhas de esclarecimento ao público da SBEM Nacional, que procura reforçar as informações sobre os hormônios, os sintomas e os tratamentos para os sintomas da menopausa. Confira o vídeo produzido para a mobilização de 2018.

  • Dia Mundial da Osteoporose

Outubro também é o mês de conscientização da osteoporose, principal doença ósseo metabólica que surge, principalmente, com o envelhecimento. A SBEM promove diversas ações para marcar o Dia Mundial da Osteoporose (20 de outubro) e prevenir e informar a população sobre os cuidados que se deve ter.

A última campanha da osteoporose foi realizada em conjunto com a da menopausa, visto que as mulheres que passam por esse período são as mais afetadas pelo problema. Um vídeo informativo foi produzido pela Sociedade e compartilhado nas redes sociais da SBEM.

  • Campanha do Dia Mundial do Diabetes

Para chamar a atenção da população, imprensa e governos, foi criado pela International Diabetes Federation, o Dia Mundial do Diabetes - 14 de novembro. A Sociedade Brasileira de Diabetes, que é um dos Departamentos Científicos da SBEM, faz uma ampla divulgação da data no Brasil, divulgando ações realizadas em todo o país.

O trabalho é feito em conjunto com a Comissão de Campanhas da SBEM e com a Sociedade Brasileira de Diabetes.

O objetivo é chamar a atenção sobre a importância dos cuidados, prevenção e mudança de estilo de vida da população e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida.

  • Campanha "E Você?"

Em dezembro de 2005, a SBEM deu início a uma campanha nacional para estimular a prática da atividade física e a melhoria da qualidade de vida de seus especialistas. Intitulada “E Você?”, a proposta é dar dicas, sugestões, avaliar o IMC dos médicos, estimular a prática de exercícios e provocar um momento de reflexão sobre o que é indicado aos seus pacientes e o que o médico realmente faz.

  • Campanha Diga Não ao Bisfenol A

A campanha “Diga não ao bisfenol A, a vida não tem plano B” criada pelo GTDE (Grupo de Trabalho em Desreguladores Endócrinos) em 2010, da SBEM-SP, e coordenada pela Dra. Tania Bachega, tem o intuito de divulgar informações sobre o tema para a classe média, governo, indústria e comunidade. O objetivo da ação é banir o BPA de produtos infantis e de embalagens de alimentos, até que haja evidências de que o bisfenol A não é nocivo à saúde. Saiba mais sobre a campanha

Pro Endocrino setembro 2019
Universidade online SBEM