Campanhas Públicas

relogio 07/01/2009 - 16:19 Institucional

Nesta área, você encontra algumas das campanhas que a SBEM organiza, voltadas ao público. Entre os objetivos estão: gerar conhecimento da população em relação às principais doenças endócrinas, valorizar a atuação do endocrinologista, eslcarecer dúvidas, entre outros.

Para 2021, foram definidas as seguintes campanhas. 

  • 29 de janeiro – Dia Mundial da Visibilidade Trans   
  • 28 de fevereiro – Dia Mundial de Doenças raras    
  • 04 de março – Dia Mundial da Obesidade
  • 08 de março - Dia da Mulher + Menopausa (18/10)       
  • 25 de maio – Semana Internacional da Tireoide
  • 05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente
  • 15 de julho - Dia Nacional do Homem
  • 08 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Colesterol
  • 01 de setembro – Dia do Endocrinologista
  • 18 de outubro – Dia Mundial da Menopausa
  • 18 de outubro - Dia do Médico
  • 20 de outubro – Dia Mundial da Osteoporose              
  • 01 de novembro - Acromegalia
  • 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes
  • Dia Mundial de Doenças Raras

28 de fevereiro é o Dia Mundial das Doenças Raras. A SBEM, através da Comissão de Campanhas Públicas, presidida pela Dra. Erika Parente, promove a divulgação deste dia para que a população possa ter conhecimento sobre a existência dessas doenças e seus tratamentos.

Dentro da endocrinologia, são mais de 200 doenças raras. Há aquelas doenças que podem ser curadas como acromegalia e Doença de Cushing, e aquelas que podem ser controladas como lipodistrofia ou hipoparatireoidismo.

  • Dia Internacional da Mulher

A Comissão de Campanhas da SBEM, em conjunto com o Departamento de Endocrinologia e Metabologia, realiza ações para marcar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. A cada ano é definido um tema a ser trabalhado, que incluem questões como menopausa e o acompanhamento da mulher também pelo endocrinologista. Em 2021, o tema foi as várias fases da mulher e o acompanhamento do endocrinologista. 

  • Dia Mundial da Obesidade

É uma campanha realizada em conjunto com o Departamento de Obesidade - representada pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) - com a Comissão de Campanhas. Em 2021 o tema foi Cuidar de Todas as Formas, com a produção de e-books e publicações no Instagram, e lives com especialistas. 

  • Dia Internacional da Tireoide

A mobilização do Dia Internacional da Tireoide acontece na semana do dia 25 de maio. A data sempre é marcada pela SBEM, através de atividades do Departamento de Tireoide, com ações de conscientização e orientação para a população sobre o tema.

O grupo de especialistas da SBEM promove diversas atividades para divulgar a campanha. Com a pandemia, as campanhas têm sido sempre realizadas no formato online. 

Durante o período, é utilizado para divulgação do material no site da SBEM e no do Departamento como também as redes sociais da entidade.

  • Dia Nacional do Homem

Mais uma data importante que está inserida na agenda da SBEM Nacional é o Dia do Homem. A Sociedade, através de sua Comissão de Campanhas Públicas, intensifica a conscientização pelo dia, lembrado em 15 de julho.

A instituição produz vídeos informativos sobre as principais questões que envolvem a saúde do homem como: testosterona, hipogonadismo, tratamentos etc. O material é divulgado no site e nas redes sociais da SBEM.

  • Dia Nacional do Combate ao Colesterol

A Campanha do Dia Nacional do Combate ao Colesterol – 8 de agosto – é realizada em conjunto entre o Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da SBEM e a Comissão de Campanhas. São produzidos vídeos para chamar a atenção da população para a questão, folhetos informativo e as Regionais da SBEM promoveram ações para marcar a data.

  • Valorização do Endocrinologista e Dia do Endocrinologista

Depois de anos de trabalho e tentativas, a SBEM consegue espaço para o debate sobre a criação do Dia do Endocrinologista, 1 de setembro. A iniciativa começou em 2009, com o assunto sendo incluído em Oficinas de Trabalho, Assembleias Gerais Ordinárias, reuniões do Conselho Deliberativo, reportagens na Folha da SBEM e no site da entidade.

Após diversas tentativas, coordenadas pelo Dr. Ricardo Meirelles, presidente da SBEM Nacional, na ocasião, em 2010, a SBEM dava o primeiro passo, conseguindo que a Deputada Solange Almeida apresentasse o Projeto de Lei 7.836, que criava o Dia Nacional do Endocrinologista. A data é o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

dia do endocrinologista

  • Dia Mundial da Menopausa 

O Dia Mundial da Menopausa é lembrado em 18 de outubro. A data também faz parte do calendário de campanhas de esclarecimento ao público da SBEM Nacional, que procura reforçar as informações sobre os hormônios, os sintomas e os tratamentos para os sintomas da menopausa. Confira o vídeo produzido para a mobilização de 2018.

  • Dia Mundial da Osteoporose

Outubro também é o mês de conscientização da osteoporose, principal doença ósseo metabólica que surge, principalmente, com o envelhecimento. A SBEM promove diversas ações para marcar o Dia Mundial da Osteoporose (20 de outubro) e prevenir e informar a população sobre os cuidados que se deve ter.

  • Dia Mundial do Diabetes

Para chamar a atenção da população, imprensa e governos, foi criado pela International Diabetes Federation, o Dia Mundial do Diabetes - 14 de novembro. A Sociedade Brasileira de Diabetes, que é um dos Departamentos Científicos da SBEM, faz uma ampla divulgação da data no Brasil, divulgando ações realizadas em todo o país.

O trabalho é feito em conjunto com a Comissão de Campanhas da SBEM e com a Sociedade Brasileira de Diabetes.

O objetivo é chamar a atenção sobre a importância dos cuidados, prevenção e mudança de estilo de vida da população e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida.

Outras Campanhas Realizadas 

  • Campanha "E Você?"

Em dezembro de 2005, a SBEM deu início a uma campanha nacional para estimular a prática da atividade física e a melhoria da qualidade de vida de seus especialistas. Intitulada “E Você?”, a proposta é dar dicas, sugestões, avaliar o IMC dos médicos, estimular a prática de exercícios e provocar um momento de reflexão sobre o que é indicado aos seus pacientes e o que o médico realmente faz.

  • Campanha Diga Não ao Bisfenol A

A campanha “Diga não ao bisfenol A, a vida não tem plano B” criada pelo GTDE (Grupo de Trabalho em Desreguladores Endócrinos) em 2010, da SBEM-SP, e coordenada pela Dra. Tania Bachega, tem o intuito de divulgar informações sobre o tema para a classe média, governo, indústria e comunidade. O objetivo da ação é banir o BPA de produtos infantis e de embalagens de alimentos, até que haja evidências de que o bisfenol A não é nocivo à saúde. Saiba mais sobre a campanha

Pro Endocrino setembro 2020
COVID 19