Campanha do Colesterol: Ações pelo Brasil

Notícias

Campanha do Colesterol: Ações pelo Brasil

por site em 9 de agosto de 2019


A semana chega ao fim com um saldo muito positivo das ações pelo Dia Nacional de Combate ao Colesterol, 8 de agosto. Apesar de ser um dia só, foram realizadas atividades durante toda a semana pelo Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da SBEM Nacional e pelas Regionais, com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade do controle, principalmente, em crianças, que é o tema deste ano. A campanha contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Pediatria.*

Através de grupos no Whatsapp diversas informações foram trocadas sobre as ações, buscando propagar a mensagem de conscientização da melhor maneira possível.

Durante as ações foi aplicado um questionário para saber o conhecimento da população sobre o tema. Essa ferramenta foi utilizada em diversas cidades e até o momento (08.08) foram mais de 1.000 respostas. 

Atividades pelo Brasil 

No último domingo, dia 4 de agosto, a Liga de Endocrinologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, junto com os Acadêmicos da Liga de Cardiologia, realizaram uma ação  no Parque Municipal, em Joaçaba, Santa Catarina, com explicações sobre o colesterol e entrega de questionários. No total, cerca de 200 pessoas participaram.

Em São Luís, no Maranhão, foram distribuídos folders no Hospital Universitário durante. Em locais públicos, a atividade aconteceu no dia 10 de agosto. Já em Pernambuco, o foco foi  em hospitais e escolas. 

Nos hospitais públicos em Belém, no Pará, aulas sobre o tema com divulgação de vídeos nas mídias digitais. Em Joinville, Santa Catarina, foram aplicados questionários e transmitidos vídeos em ambulatórios universitários, além do trabalho de alunos em uma escola estadual, na Santa Casa. Alunos da Liga de Endocrinologia da Univille deram suporte nas ações. 

Na cidade de Chapecó a programação incluiu atividade em uma escola com crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. O objetivo foi de conversar com os responsáveis dos pequenos no dia da homenagem dos dias dos pais. 

Em Goiás, também teve ação em escola. Na escola Juscelino K. de Oliveira alunos do ensino fundamental e professores receberam orientações sobre colesterol. A atividade teve a participação de alunos de medicina da PUC da região.

No Espírito Santo também tiveram palestras em escolas. Além disso, a Regional disponibilizou para os associados o questionário nos veículos de comunicação da entidade, para que os médicos apliquem em seus consultórios. O objetivo é levantar dados do Estado. 

No Rio de Janeiro foi realizada uma atividade pela campanha no Hospital de Bonsucesso. Além disso, foi feito uma ação na Terceira Policlínica, em Niterói, com aula sobre dislipidemia e explicações sobre o tema e divulgação do vídeo da SBEM. No dia 8 de agosto, no IEDE, foi feito atendimento ao público com aplicação de questionários, explicações, orientações de nutrição, realização de exames e entrega de folder com informações sobre o colesterol. Também no Hospital Pedro Ernesto, da UERJ, pacientes assistiram o vídeo da Campanha e receberam informações sobre os cuidados necessários para melhorar a qualidade de vida. 

Nas Redes Sociais

Tanto no Facebook quanto no Twitter e Instagram foram divulgadas mensagens com esclarecimentos à população sobre alimentação, exames etc. Foram feitos albuns de fotos com as atividades no Facebook, alertas no Twitter e um stories especial com mais de 40 fotos com as realizações. 

Fotos da Campanha no Flickr da SBEM Nacional

Campanha Colesterol 2019

*Campanha promovida pelo Departamento de Dislipidemias e Aterosclerose da SBEM, presidido pela Dra. Cynthia Valério; pela Comissão de Campanhas Públicas da SBEM, que tem a Dra. Erika Parente à frente; e Comissão de Comunicação Social da SBEM, presidida pelo Dr. Ricardo Meirelles.