Campanha de Vacinação: Sarampo

relogio 26/11/2019 - 18:24 Notícias

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou no último dia 18 de novembro e, nesta segunda etapa, o foco são os adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos. A SBEM Nacional apoia a iniciativa do Ministério da Saúde e alerta que, no Brasil, são mais de nove milhões de pessoas dessa faixa etária que não se vacinaram contra a doença ou estão com o esquema vacinal incompleto.

O “Dia D” da vacinação acontece no próximo sábado, dia 30 de novembro, data também de encerramento da Campanha. O ministro interino do Ministério da Saúde, João Gabbardo, comentou, durante o lançamento da ação, que as pessoas dessa faixa etária dificilmente adoecem e, por isso, não costumam visitar os postos de saúde. “A estratégia de vacinação também é diferente porque precisamos ir até essa população. Solicitamos aos gestores que se articulem com escolas, universidades, comerciantes e promovam vacinação volante. Essa faixa etária é a maior responsável pela transmissão da doença e, para interromper a cadeia de transmissão de sarampo, precisamos atingir esse público”, comentou o ministro.

Para este mês, o Ministério da Saúde informa que está prevista a entrega de mais de 4 milhões de doses pelos fornecedores, enviadas aos estados conforme a necessidade, totalizando 11,3 milhões de doses extras.

EMBE 2019
Universidade online SBEM