Brasil e Estados Unidos

Eventos Médicos

Brasil e Estados Unidos

por site em 21 de março de 2011


Aconteceu nesse domingo, pela manhã, um encontro da comitiva da primeira dama, Michelle Obama, em que participou o Dr. Ricardo Meirelles, ex-presidente da SBEM e diretor do Instituto Estadual de Endocrinologia e Metabologia (IEDE). O tema foi obesidade infantil.

A reunião foi realizada a convite da Organização Panamericana de Saúde, que fez um contato com o Ministério da Saúde para promover o encontro. A iniciativa foi proposta porque a primeira dama americana, Michelle Obama, estaria interessada em projetos na área de obesidade, que estão sendo desenvolvidos no Brasil. O Ministério da Saúde indicou o Dr. Ricardo Meirelles para falar sobre o assunto no encontro.

Foram cerca de duas horas de reunião, onde participaram da Casa Branca, Chief of Staff de Michelle Obama – Christina M. Tcheng, Chief of Staff to the First Lady and Executive Director of the White House Council on Women and Girls; e Trooper Sanders, Deputy Director of Policy and Projects for the First Lady.

O encontro foi intermediado pela OPAS, cujo representante foi Enrique Gil, Gerente da Área de Prevenção e controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável. Também estiveram presentes Vera Lucia Gomes Leal (Chefe do Serviço de Endocrinologia do IEDE) e Carmen Regina Leal de Assumpção (Responsável pelo Programa Multidisciplinar de Obesidade Infantil) do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia.

Christina, Chief of Staff to the First Lady, comentou que os problemas e as soluções em relação ao tratamento da obesidade infantil são muito semelhantes entre os dois países. “Ela se mostrou interessada pelo nosso programa, sugerindo mantermos contato em breve”. Os representantes fizeram anotações da apresentação feita pelo Dr. Ricardo.

“Entregamos a eles uma cópia impressa da nossa apresentação e a documentação do programa desenvolvido no IEDE, bem como cópias dos desenhos produzidos pelas crianças no Dia da Alimentação Saudável. Pedimos também que fossem portadores à Primeira Dama de um livro com fotografias do Rio de Janeiro, no qual incluímos uma foto do IEDE, com uma dedicatória”, relatou o Dr. Ricardo Meirelles, que estava muito animado com o encontro e com o interesse demonstrado pelo grupo que representou Michelle Obama.

O grupo ouviu com muita atenção a apresentação do Dr. Ricardo, que durou, aproximadamente 45 minutos. Ele mostrou as Políticas de Saúde realizadas no Brasil, com abordagens em relações às doenças crônicas; os números da obesidade; os projetos relativos à obesidade infantil, desenvolvidos no IEDE; e sobre a Campanha Escolha Saúde, da SBEM, que procura traduzir os rótulos dos alimentos para um entendimento melhor do público sobre o que é o alimento saudável.

“Eles ficaram muito bem impressionados com os projetos apresentados, dizendo que as atitudes tomadas no Brasil são bastante semelhantes às tomadas nos Estados Unidos”, explicou o Dr. Ricardo. Outro ponto interessante da reunião foi o elogio ao texto da Constituição Brasileira: “a saúde é direito de todos e dever do Estado. O Dr. Ricardo mencionou que, segundo Christina, algumas ideias poderão ser aplicadas nos Estados Unidos. Ela encerrou afirmando que o contato será mantido.

Na foto da esquerda para a direita: Enrique Gil Christina M. Tcheng, Ricardo Meirelles, Vera Lucia Gomes Leal, Trooper Sanders e Carmen Regina Leal de Assumpção.