Benefício Fiscal

O parecer favorável do senador Raimundo Colombo sobre o projeto de lei, que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para alimentos dietéticos, está pronto para ser votado pela Comissão de Assuntos Econômicos. O PL 181/08 é de autoria do senador Renato Casagrande e já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

De acordo com o texto, além da redução do imposto, a venda desses produtos ficaria isenta da Contribuição para os Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

O projeto é justificado pelo crescimento da obesidade no Brasil. De acordo com o autor, o incentivo fiscal aos alimentos dietéticos possibilitaria uma melhora no padrão alimentar da população de baixa renda, com benefício para a saúde, já que ocasionaria uma queda em seus preços.

Em seu parecer, o relator Raimundo Colombo afirmou estar totalmente de acordo com o projeto e ressaltou a necessidade de estimular o consumo de alimentos mais saudáveis como forma de combater a obesidade, "sendo a desoneração fiscal um importante instrumento para que esse objetivo seja atendido".

Caso seja aprovada, a lei só produzirá efeitos a partir do primeiro dia do exercício financeiro seguinte.

Saiba Mais

+ Notícias

18/04Congresso Brasileiro de Obesidade em Recife

O feriado de Tiradentes para os endocrinologistas será de muita atualização ...

12/04Suplementação Alimentar

A SBEM informa que no dia 13 de maio realizará o curso ...

12/0414º Endofeminina

Data: 23 e 24 de junho
Local: Porto Alegre, RS
Informações ...