Autoexame da Mama

Eventos Médicos

Autoexame da Mama

por site em 29 de julho de 2009


O câncer de mama atinge grande parte da população feminina no Brasil. Para se prevenir é necessário tanto os cuidados habituais com alimentação e estilo de vida saudável quanto com a análise das alterações no seu corpo, no caso, o autoexame da mama.

O autoexame deve ser feito mensalmente, principalmente por mulheres com mais de 40 anos. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), alguns sinais devem ser observados pela mulher. São eles: diferença no formato dos seios, qualquer caroço na mama que não desapareça após a menstruação e secreção nos mamilos, dentre outros. O câncer de mama possui uma probabilidade de cura significativamente boa se identificado e tratado desde cedo.

Para o autoexame de toque a mulher deve fica de pé, em frente a um espelho e, em primeiro lugar, observar as duas mamas e mamilos, verificar se há alguma diferença entre elas. Depois, com a mão direita na mama esquerda, com os dedos juntos, deve apalpar toda a região, em formato circular, com uma certa pressão, procurando algum nódulo. O procedimento deve ser feito também com a mão esquerda na mama direita. Além disso, é necessário apalpar as cavidades das axilas e apertar os bicos dos seios. Caso haja alguma secreção ou nódulo, a mulher deverá procurar o seu médico de confiança para outros exames.

 

Consultoria
Dra. Amanda Athayde – Presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da SBEM