Sobre a SBEM
Para Profissionais
Para o Público
Sala de Notícias
O câncer de mama atinge grande parte da população feminina no Brasil. Para se prevenir é necessário tanto os cuidados habituais com alimentação e estilo de vida saudável quanto com a análise das alterações no seu corpo, no caso, o autoexame da mama.
O autoexame deve ser feito mensalmente, principalmente por mulheres com mais de 40 anos. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), alguns sinais devem ser observados pela mulher. São eles: diferença no formato dos seios, qualquer caroço na mama que não desapareça após a menstruação e secreção nos mamilos, dentre outros. O câncer de mama possui uma probabilidade de cura significativamente boa se identificado e tratado desde cedo.
Para o autoexame de toque a mulher deve fica de pé, em frente a um espelho e, em primeiro lugar, observar as duas mamas e mamilos, verificar se há alguma diferença entre elas. Depois, com a mão direita na mama esquerda, com os dedos juntos, deve apalpar toda a região, em formato circular, com uma certa pressão, procurando algum nódulo. O procedimento deve ser feito também com a mão esquerda na mama direita. Além disso, é necessário apalpar as cavidades das axilas e apertar os bicos dos seios. Caso haja alguma secreção ou nódulo, a mulher deverá procurar o seu médico de confiança para outros exames.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Saiba quais os endocrinologistas que estão compondo as 18 Comissões da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, gestão 2021-2022.