Atualização em Obesidade

Eventos Médicos

Atualização em Obesidade

por site em 3 de agosto de 2020


Um dos cursos que marcaram as atividades pré-congresso do CBEM 2010 foi o de Atualização em Obesidade. Coordenada pelo Dr. Marcio Mancini, a aula teve como objetivo discutir temas atuais relacionados à fisiopatologia e genética, doenças associadas, análise dos tratamentos alternativos, dieta e atividade física, entre outros. Confira , abaixo, alguns destaques:

  • Fisiopatologia e Genética – Dr. Bruno Geloneze
    Durante sua aula, o especialista apresentou os índices de obesidade no mundo, comparando-os com o tipo de alimentação em diversos países, entre eles China, Japão, Estados Unidos, Kuait e México. Ele mostrou, também, o quanto a mudanças no estilo de vida influencia no aumento da obesidade. "Comemos produtos industrializados e estamos, a cada dia, mais sedentários. Não caminhamos mais para atender ao telefone, por exemplo", afirmou o endocrinologista. Durante a palestra, Dr. Bruno discorreu, também, entre outros temas, sobre o Estresse, Tabagismo, Desnutrição Fetal e Heranças Genéticas.
  • Doenças Associadas: Dr. João Eduardo Nunes Salles

Em sua apresentação,o endocrinologista teve como objetivo mostrar qual seria o tipo de obeso que o médico deveria prestar mais atenção e como poderia ser esse tratamento. De acordo com ele, a mudança no estilo de vida é o principal pilar na manutenção e perda de peso. Além disso, para ele,  a obesidade deve ser tratada com doença e, dessa forma, se prevenir complicações. "Hoje em dia apenas tratamos as complicações, e não a obesidade". No final da palestra, o especialista lembrou que o uso de dietas especificas deve ser prescrito de acordo com o hábito de vida do paciente.

  • Análise Crítica dos Tratamentos Alternativos: Dr. Henrique Suplicy

Durante sua palestra, o Dr. Suplicy falou sobre as crescentes terapias e medicamentos alternativos que prometem redução no peso, porém, sem comprovação científica. Em sua exposição, foram analisados a Efedrina, um dos fitoterápicos mais utilizados, o Picolinato Cromio, a utilização de chás (verde, branco, oolong e preto), Quitosana, CLA, Cafeína, Lipostabil, Homeopatias, Gel Redutor, Hipnose, entre outros. De acordo com o especialista, nenhum deles tem efeito comprovado. "Além de não auxiliarem efetivamente na perda de peso, muitos ainda oferecem riscos aos pacientes e efeitos colaterais", afirma.

 Leia Outros Destaques do Endócrino 2010: