Para o Público: Encontro sobre Acromegalia

relogio 05/09/2013 - 14:20 Notícias

No próximo dia 26 de outubro será realizado o 1º Encontro de Acromegalia do Estado de São Paulo. O evento está sendo organizado pela Associação Paulista dos Familiares e Amigos de Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras (APMPS), e acontecerá no Hotel Mônaco, na cidade de Guarulhos, das 8h às 18h. O evento está sendo organziado pela Diretora-Presidente da APMPS-RARAS, Regina Próspero.

O encontro tem como objetivo atender aos interesses de pacientes e familiares cuidadores deste tipo específico de patologia. Serão abordados diversos assuntos, onde especialistas e médicos mostrarão as novidades e atualizações em tratamentos e os cuidados no atendimento destes pacientes afetados pela Acromegalia.

Informações sobre inscrições e locais para ficar devem ser direcionadas para o email: apmps@apmps.org.br ou (11) 2414-3060.

O que É a Acromegalia?

É uma doença provocada pelo excesso hormônio de crescimento, que progressivamente vai provocando uma série de sintomas, como o aumento das extremidades, dores articulares e alterações das proporções faciais.

A presença de um tumor benigno na glândula hipofisária (localizada no cérebro) desencadeia a acromegalia. Como a evolução é lenta, os pacientes demoram a notar os sintomas e a procurar ajuda médica. O diagnóstico pode ser feito a partir de exames de imagem do crânio (Rx, Tomografia ou Ressonância Magnética) realizados por trauma de crânio, cefaléia (dor de cabeça) ou outras queixas ocasionais.

Os principais sintomas são: mãos e pés grandes associados a uma face característica (aumento da região frontal/testa); aumento do nariz e dos lábios; aumento da mandíbula com queixo proeminente; perdas dentárias e cefaléia. Podem ser observados também: pele engrossada com aumento da oleosidade e sudorese (suor) excessiva; voz grossa; aumento do diâmetro do tórax; aumento dos genitais; formigamentos em mãos e pés; dores articulares principalmente na coluna, quadril (bacia), joelhos e tornozelos.

 

EMBE 2019
Pro Endocrino setembro 2019