Atividades das Regionais da SBEM pelo Dia Mundial do Diabetes

relogio 11/11/2020 - 13:37 Campanhas Públicas

Criatividade, vontade de compartilhar informação segura e mostrar a importância do tratamento e prevenção do diabetes. São muitos os motivos para que as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia preparassem suas ações digitais pelo mês do diabetes – Novembro Diabetes Azul.

As ferramentas digitais estão sendo muito usadas com vídeos explicativos, lives em várias plataformas, imagens nas redes sociais e tudo o que possa alcançar o paciente em uma época complexa de pandemia.

Assim como as campanhas de 2020, a Comissão de Campanhas e o Departamento de Diabetes da SBEM, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes, se basearam na informação segura e na mobilização online para chamar a atenção do diabetes.

As Regionais usaram como base o tema definido pela International Diabetes Federation, mas ampliaram as informações para mais áreas de interesse do público.

SBEM Espírito Santo

Além de postagens feitas no perfil do Instagram da Regional, foram produzidos 10 vídeos com dicas e orientações, incluídos em uma playlist no canal da SBEM Nacional no Youtube.

SBEM Rio de Janeiro

Foram produzidas mensagens para postagens no Instagram e Fanpage da Regional, com dicas sobre como mobilizar o público e informações sobre o Dia Mundial do Diabetes.

No dia 14 de novembro, em uma parceria com a Revista EmDiabetes e o Blog FimdeJogo e o Maracanã vai iluminar o maior palco de futebol do mundo na cor azul. A iluminação acontece de 18h30 às 21h, antes do jogo entre Flamengo x Atlético GO. O mesmo grupo pediu apoio ao jogador Zico que mandou foto e mensagem para ser postada nas redes sociais. Os atletas estão sendo contactados para ampliar a campanha.

maracanã

A iluminação do Maracanã foi incluída na programação do site oficial da International Diabetes Federation 

A Regional também solicitou e conseguiu a iluminação azul do Hospital Antonio Pedro, em Niterói.

SBEM Paraíba

Foram várias publicações no Instagram da Regional – no IGTV – com mensagens para esclarecer sobre diabetes, além de três lives com alertas importantes incluindo sobre os cuidados com a Covid-19; Diabetes e baixa imunidade; Dieta e o diabetes; Hipoglicemia; Diabetes infanto juvenil.

SBEM Amazonas

A programação incluiu lives diárias no Instagram do dia 16 a 20 de novembro - o Acampamento DM 1 Manaus. Os temas: Reflexos da pandemia e tecnologia no diabetes tipo 1; Desmistificando a alimentação no diabetes; Desafios da monitorização; Cuidado com os pés; Influência nas emoções.

lives regional amazonas

Regional Pará

A proposta no estado foi a produção de imagens sobre diabetes em formato de outdoors para exposição em diversos pontos da cidade. A mensagem também ficará em exposição por cerca de 15 dias em um telão digital em local de grande movimentação na capital.

dia mundial do diabetes

Regional Ceará

Marcando o mês de novembro, a Regional optou por deixar agendado o EndoCeará, em parceria com a SBD Regional Ceará. Foram 24 palestrantes participando da atividade online e uma reportagem sobre o evento foi publicada no site da SBEM.

Regional São Paulo

Entre as ações da SBEM-SP para a campanha do #NovembroAzul estão: especial com cinco mini podcasts sobre as principais dúvidas de consultório - divulgação no Instagram e Facebook com Dr. Marcio Krakauer, Dra. Andressa Heimbecher, Dra. Viviane Molinos, Dra. Erika Parente, Dra. Carolina Ferraz.

Um Podcast no Spotify e Deezer sobre Diabetes e o Idoso - entrevista com o Dr. Flavio Pirozzi - e intenso trabalho com a imprensa na divulgação de três press releases.

dia mundial do diabetes

EMBE 2019
Universidade online SBEM 2020