Alerta sobre Vitamina D e Novo Coronavirus

relogio 02/04/2020 - 14:27 Campanhas Públicas

Em função das diversas informações que vêm circulando com a associação da Vitamina D e tratamento para o novo Coronavirus, o Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral da SBEM, presidido pelo Dr. Miguel Madeira, faz um alerta sobre este uso.

Além deste, foi publicado um artigo no Blog da SBEM, coordenado pela Comissão de Novas Lideranças, que pode ser acessado neste link.

Tratamentos Milagrosos?

O alerta do Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral e da Comissão de Campanhas, mais uma vez, é para chamar a atenção de promessas de tratamentos milagrosos contra o novo coronavírus (Covid-19).

Um estudo está sendo divulgado, e muito comentado em meios de comunicação, sobre o possível papel da vitamina D na prevenção da doença, causada pelo novo coronavírus (Covid-19). No entanto, esse é mais um estudo meramente de associação: indivíduos mais idosos e com comorbidades têm níveis menores de vitamina D. E são justamente essas as pessoas mais suscetíveis aos desfechos adversos pelo Covid-19.

A redução dos níveis de vitamina D é muito frequente na população em geral, sendo ainda mais comum em idosos e pacientes com doenças crônicas. Assim, o presente estudo não estabelece nenhuma relação de causa x efeito entre hipovitaminose D e evolução da infecção pelo Covid-19.

Portanto, nesse momento, não há indicação para a suplementação de vitamina D na prevenção ou no tratamento da infecção pelo novo coronavírus.

EMBE 2019
Universidade online SBEM 2020