Volta e meia, ao abrir os seus emails, você esbarra com algo do tipo: "Quer perder 4 KG em 10 dias tranquilamente?”. Mas além dos SPAMs, que chegam pela internet, mensagens parecidas - “como secar 3kg em um mês” - também aparecem em dezenas de capas de revista.
Para alertar a população, a SBEM, através do Departamento de Obesidade (representado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), explica os cuidados que devem ser tomados e a importância de redobrar a atenção para resultados milagrosos.
Um Alvo Fácil
O Dr. Márcio Mancini (foto), presidente do Departamento de Obesidade da SBEM e da ABESO, lembra que “a mídia impressa, principalmente em revistas auto-intituladas especializadas em dietas, bem como o merchandising na televisão estão repletos de mensagens desse tipo, muitas vezes veiculadas ou apregoadas por personagens famosos, que vão desde artistas até ex-pilotos de fórmula 1!!”.
Ele enfatiza que o obeso é um alvo fácil. “Desesperançoso pelas frequentes tentativas, muitas frustradas, de perder peso através de dietas por conta própria, que mal pode fazer tentar mais uma?”.
É aí que mora o perigo. “Os estudos mostram que quanto maior o número de tratamentos desse tipo (pior ainda se forem acompanhados de medicações vendidas sem orientação médica, mesmo que vendidas como naturais), menor a chance de, em longo prazo, ter uma estabilização após a redução do peso! Isso mesmo, o efeito sanfona começa assim, com promessas milagrosas, dietas radicais, muitas vezes sem um equilíbrio dos nutrientes ingeridos. Isso gera uma defesa do organismo, que leva à ativação de forças engordativas (hormônios, substâncias neuroquímicas), que entram em ação tentando fazer o corpo engordar de novo”.
A SBEM e a ABESO enfatizam à população que é importante não embarcar em promessas milagrosas como as centenas que são espalhadas pelos mais variados meios de comunicação. “A perda gradual do peso, com uma dieta equilibrada, mesmo que necessite do uso de medicações precisam ser prescritas de modo responsável, por médico especialista endocrinologista”. O objetivo é uma melhor qualidade de vida, saúde, com um peso alvo factível e possível. “Essa é a melhor solução", conclui o endocrinologista.
Leia também:
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
O novo calendário de Campanhas Públicas da SBEM Nacional começa em janeiro, com primeira e nova campanha 'Visibilidade Trans' – 29 de janeiro. Vejam a programação das atividades e quais as campanhas que...
A AMB, as associações estaduais de médicos e as sociedades de especialidade acabam de criar uma Força-Tarefa AMB Covid-19 para atender, em caráter de urgência, em qualquer lugar do país, à...
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.