Alerta SBEM

relogio 27/07/2009 - 12:11 Comunicados Oficiais

Volta e meia, ao abrir os seus emails, você esbarra com algo do tipo: "Quer perder 4 KG em 10 dias tranquilamente?”. Mas além dos SPAMs, que chegam pela internet, mensagens parecidas - “como secar 3kg em um mês” - também aparecem em dezenas de capas de revista.

Para alertar a população, a SBEM, através do Departamento de Obesidade (representado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), explica os cuidados que devem ser tomados e a importância de redobrar a atenção para resultados milagrosos.

Um Alvo Fácil

Dr. Márcio ManciniO Dr. Márcio Mancini (foto), presidente do Departamento de Obesidade da SBEM e da ABESO, lembra que “a mídia impressa, principalmente em revistas auto-intituladas  especializadas em dietas, bem como o merchandising na televisão estão repletos de mensagens desse tipo, muitas vezes veiculadas ou  apregoadas por personagens famosos, que vão desde artistas até  ex-pilotos de fórmula 1!!”.

Ele enfatiza que o obeso é um alvo fácil. “Desesperançoso pelas frequentes tentativas, muitas frustradas, de perder peso através de dietas por conta própria,  que mal pode fazer tentar mais uma?”.

É aí que mora o perigo. “Os estudos mostram que quanto maior o número de tratamentos desse tipo (pior ainda se forem acompanhados de  medicações vendidas sem orientação médica, mesmo que vendidas como naturais), menor a chance de, em longo prazo, ter uma estabilização  após a redução do peso! Isso mesmo, o efeito sanfona começa assim, com  promessas milagrosas, dietas radicais, muitas vezes sem um equilíbrio dos nutrientes ingeridos. Isso gera uma defesa do organismo, que leva à ativação de forças engordativas (hormônios, substâncias  neuroquímicas), que entram em ação tentando fazer o corpo engordar de novo”.

A SBEM e a ABESO enfatizam à população que é importante não embarcar em promessas milagrosas como as centenas que são espalhadas pelos mais variados meios de comunicação. “A perda gradual do peso, com uma dieta equilibrada, mesmo que necessite do uso de  medicações precisam ser prescritas de modo responsável, por médico especialista  endocrinologista”. O objetivo é uma melhor qualidade de vida, saúde, com um peso alvo factível e possível. “Essa é a melhor  solução", conclui o endocrinologista.

Leia também:

cbaem 2019
Pro Endocrino setembro 2019