Ações das Regionais

Notícias das Regionais

Ações das Regionais

por site em 17 de novembro de 2015


O dia 14 de novembro é conhecido internacionalmente como o Dia Mundial do Diabetes. O momento é crucial para a divulgação da campanha e alertar a população sobre os riscos e cuidados necessários. Com esse objetivo, diversas Regionais da SBEM fizeram ações em prol da causa. Confra algumas abaixo.

  • SBEM RJ

A Dra. Flávia Conceição, presidente da SBEM-RJ, foi responsável por estar a frente de palestras sobre o Diabetes para funcionários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As aulas foram realizadas em duas ocasiões: na sede da instituição no Castelo, no dia 9 de novembro, e no auditório da Avenida Chile, Centro do Rio, dia 12 de novembro.

Além disso, a rede de cinemas Kinoplex exibirá um video de 30 segundos sobre a importância do controle da taxa de glicose para prevenção e tratamento da doença.

  • SBEM – Curitiba

Uma ação envolvendo a regional SBEM-Curitiba e a regional da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD-PR) foi realizada do dia 14 de novembro, às 9h, no Parque Barigui.

Primeiro, os pacientes foram levados em três ônibus, que saíram das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para o local combinado, e participaram de algumas ações antes de uma caminhada.

Após a caminhada, os participantes passaram por quatro tendas e receberam materiais educacionais. Além disso, também foi oferecido exames de glicemia capilar.

  • SBEM – Santa Catarina

 No dia 7 de novembro aconteceu um evento na Sociedade Joinvilense de Medicina. Durante a ação, os presentes puderam fazer teste glicêmico, e participarem de palestras.  O evento foi coordenado pelo Dr. Dalisbor Marcelo Weber Silva.

No dia 8 de novembro, por sua vez, foi realizada a “Caminhada todos pelo Diabetes”, às 9h. O evento aconteceu na Av. Hermann August Lepper, 110, em frente a Câmara dos Vereadores. Os participantes receberam camisas com o tema.

No dia 20 de novembro, acontecerá uma ação no ambulatório da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), com a participação dos acadêmicos dos cursos de medicina, enfermagem e nutrição. A Dra. Lireda Meneses Silva está na coordenação.

  • SBEM-Paraíba

Duas ações foram realizadas em prol da campanha. Elas aconteceram nos dias 13 e 14 de novembro, no Parque da Criança e na Praça da Bandeira, em Campina Grande. O evento foi aberto ao público e ofereceu para os participantes exames de glicemia capilar e verificação de pressão arterial. A iniciativa contou com a parceria da FCM/FACISA e UFCG.

Em João Pessoa, por sua vez, realizou no dia 14 de novembro um evento na antiga associação do BNB, na praia do Cabo Branco. A ação contou com o apoio da Unimed João Pessoa.

Durante a ação as pessoas puderam verificar a pressão arterial, participar de atividade física, fazer teste de glicemia e, ainda, receber orientação sobre alimentação saudável e outras informações nos estandes montados pela equipe do Setor de Promoção da Saúde da Unimed João Pessoa.

  • SBEM-MS

No dia 14 de novembro, em Campo Grande, a praça Ary Coelho foi sede de um evento em prol da causa. A ação contou com o apoio da Unimed Campo Grande, Sociedade de Cardiologia de MS, Liga de Diabetes da Universidade Anhanguera-Uniderp e do Laboratório Aventis.

Durante a ação os participantes puderam realizar exames de glicemia capilar, aferição de PA, circunferência de cintura abdominal, cálculo de IMC, orientações educativas e preventivas da doença, com entrega de folders. Nesse dia, o grupo também realizou uma palestra ao público leigo com  o tema ” Tire suas dúvidas sobre Diabetes”, com a Dra. Maria Izabel C. Travi.

  • SBEM-Maranhão

No dia 15 de novembro foi realizada a “Corrida Dia Mundial do Diabetes”. O evento contou com a parceria Grupo Oito Milhas Assessoria Esportiva, e aconteceu na Avenida Litorânea, em São Luís.

  • SBEM-Natal 

No dia 7 de novembro, foi realizado as detecções de glicemia, exame de pés e acompanhamento nutricional, na Praça da Árvore de Mirassol em Natal. Já no dia 8 de novembro, houve detecção de glicemia no Natal Shopping. No dia 9 de novembro, teve palestra sobre Diabetes no Hospital Ruy Pereira e no Hospital Walfredo Gurgel. As atividades contaram com a coordenação do Dr.

No dia 14 de novembro, teve uma grande caminhada com trio elético terminado também na Praça da Árvore.

  • SBEM-Manaus 

Em Manaus, a SBEM- AM realizou atividades do dia mundial do Diabetes no dia 15 de novembro, em parceria com o SESC, na praia de Ponta Negra com diversas atividades: aferição de glicemia e pressão arterial, avaliação do IMC, orientações, distribuição de panfletos informativos,aulas de dança e aeróbica. A ação contou com a coordenação da Dra.Kattyuscia Oliveira.