Abertura Oficial do e-CBEM 2020

Eventos Médicos

Abertura Oficial do e-CBEM 2020

por site em 2 de dezembro de 2020


Não precisa pensar muito para imaginar o desafio da Comissão Organizadora do 34º CBEM teria pela frente na organização da cerimônia de abertura.

Dentro do novo formato, o Centro de Convenções recebeu – fisicamente – um número bastante reduzido formado por alguns palestrantes, que fizeram participações ao vivo, nos debates online. Alcool, máscaras, atenção redobrada sem formação de grupos, tapetes higienizados, mesas separadas por vidros e poltronas com marcação de distanciamento. Tudo diferente com todos os cuidados necessários.

A História do Congresso

A composição da mesa, no Centro de Convenções, teve a presença do presidente da SBEM Nacional, Dr. Rodrigo Moreira; do presidente do CBEM 2020, Dr. Neuton Dornelas; do vice-presidente da SBEM e presidente da Comissão Científica, Dr. Cesar Boguszewski;  e o presidente da SBEM Distrito Federal, Dr. João Lindolfo Borges.

O presidente da SBEM contou, emocionado, das sensações iniciais da decepção por tantos sonhos que aconteceriam nessa edição do Congresso. Ele citou os planos das comemorações dos 70 anos da SBEM, da tristeza de não poder reunir endocrinologistas em Brasília e celebrar um dos maiores eventos da Sociedade. “De repente, depois de ver reunidos participantes online de todos os cantos do país, a plataforma online funcionando, a sessão de pôsteres e o estande da SBEM, as aulas on demand. Fácil e rapidamente a decepção se transformou em orgulho.”

Rodrigo Moreira

O Dr. Neuton prestou uma homenagem especial em mais uma inovação do Congresso, nomeando a Dra. Maria Silva Sucupira in memorian. O presidente do e-CBEM fez um relato de todas as dificuldades, as mudanças, as adaptações e superação que todos os envolvidos na organização passaram nos últimos meses. “Solidariedade e respeito foram sentimentos constantes. É um novo recomeço, esperando por dias melhores e me orgulho vendo a conquista coletiva em cada slide que nas apresentações”.

Neuton Dornelas

“Um dos maiores desafios que já enfrentei dentro da minha vida na SBEM. Tenho convicção que não é um sentimento só meu, mas todos envolvidos com a montagem do Congresso”, contou o Dr. Cesar, ao relatar as várias etapas e transformações que o Congresso passou ao longo dos dois anos.

Cesar

Nas palavras do Dr. João Lindolfo Borges, presidente da SBEM Distrito Federal, o Dr. Neuton se transformou em um dos maiores especialistas do país em congressos nessa versão online.

Além de depoimentos carregados de emoção, a cerimônia de um minuto de silencia em respeito as milhões de pessoas que sofrem com a pandemia de Covid-19 e encerrou com a apresentação do Coral da UnB, com a música de Renato Russo, feita em uma montagem online com todos os músicos, que gravaram online. (fotos Celso Pupo).

Diversos registros de depoimentos da cerimônia estão no Instagram @sbemnacional e no Twitter @endocrinologia. 

As Parcerias Internacionais

Virtualmente, participaram o presidente da Endocrine Society, Dr. Gary D. Hammer; e presidente da European Society Endocrinology, Dr. Andrea Giustina.