10 coisas que você precisa saber sobre Meio Ambiente e Desreguladores Endócrinos

por site em 24 de março de 2023


Os Desreguladores Endócrinos (DEs) são substâncias químicas exógenas [não-natural], ou mistura de substâncias químicas, que interferem em qualquer aspecto da ação hormonal.

“10 coisas que você precisa saber sobre Desreguladores Endócrinos”

  1. Pessoas e animais entram em contato com os Desreguladores Endócrinos (DEs) de várias formas, por exemplo por meio de alimentos e água, contato com a pele, por inalação e pela transferência da mãe para o feto, pela placenta ou da mãe para o bebê na amamentação. Ao entrarem na circulação, podem interferir no equilíbrio hormonal por diversos mecanismos.
  2. Estas substâncias podem estar presentes na comida, na água, em embalagens, nos produtos de higiene pessoal, no material eletrônico e de construção e em vários produtos manufaturados.
  3. O DDT foi um dos primeiros DEs reconhecido com uma vasta gama de efeitos sobre o sistema endócrino. A exposição materna aos pesticidas e aos fungicidas pode ser relacionada a alguns problemas na área da saúde reprodutiva e a provavelmente também a certos alterações comportamentais no concepto.
  4. Para reduzir a exposição aos agrotóxicos, além de higienizar corretamente os alimentos, também é importante aumentar a ingestão de orgânicos, que são os alimentos cultivados de forma livre de agrotóxicos, e reduzir os produtos de origem animal, pois esses se acumulam na carne animal.
  5. Os bisfenóis e ftalatos são aditivos químicos usados na fabricação do plástico e no revestimento de latas de comida e de bebida. Há indícios de que estes compostos estejam relacionados a certos problemas de tiroide, obesidade, diabetes, e sistema reprodutor.
  6. Uma das formas de reduzir a exposição aos bisfenóis é reduzir o consumo de alimentos industrializados, principalmente aqueles que ficam mais tempo em contato com as embalagens, e dar preferência para embalagens que não sejam plásticas.
  7. Os ftalatos também pertencem à classe dos plastificantes e está presente em vários produtos de higiene pessoal, como xampus, sabonetes líquidos, esmaltes e cosméticos. Também estão presentes em brinquedos infantis. Nas embalagens dos produtos, os nomes mais comumente listados são: butila, benzila, dibutila, diciclohexila, dietila, diisodecila, di-2-etilexila e dioctila.
  8. Os ftalatos estão associados à ocorrência de problemas reprodutivos em animais silvestres testados em laboratórios. A presença de ftalatos no organismo desses animais provocou a redução da fertilidade, aborto, defeitos congênitos, câncer de fígado e rins. Em humanos os efeitos foram: surgimento de câncer de mama, desregulação hormonal diminuição da fertilidade masculina devido a uma redução do número de espermatozoides.
  9. Dados epidemiológicos sugerem que o aumento de problemas reprodutivos em homens nos últimos 50 anos está correlacionado ao aumento de desreguladores endócrinos no ambiente. Tem sido observada a diminuição da qualidade do sêmen e efeitos diretos nos espermatozoides no mundo e também no Brasil.
  10. Os Desreguladores Endócrinos podem permanecer por muito tempo no organismo e passar para a próxima geração, pois muitos deles são compostos lipossolúveis, ou seja, se depositam no tecido adiposo, e uma exposição ocorrida na infância pode ter consequências na vida adulta, décadas depois.

Se você quiser saber mais, acesse a publicação Um Guia para Governos e Organizações de Interesse Público e baixe gratuitamente neste link.

Consultoria Comissão de Endocrinologia Ambiental – Dra. Elane Frade (presidente) e  Dra. Vivian Ellinger, Dra. Maria Izabel Chiamolera e Dra. Eveline Gadelha Pereira Fontenele.

 

 

Outras 10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER