48ª Edição do Encontro do IEDE

Eventos Médicos

48ª Edição do Encontro do IEDE

por site em 5 de dezembro de 2019


No fim de novembro, a Associação de Ensino e Pesquisa do IEDE (ASSEP, antiga ASSEX) realizou dos mais tradicionais encontros de endocrinologia brasileira:  o Encontro do IEDE. É a 48ª edição e teve como tema um assunto muito atual que foram as Fakes News na área de saúde.

A proposta foi levantar tópicos polêmicos e que vem gerando muitas notícias falsas na internet, procurando focar no esclarecimento e abordagens junto ao público. Dietas, atividade física, obesidade, doença cardiovascular, diabetes tipo 2, endocrinopatias no idoso, melatonina, vitamina D e o futuro da A1c fizeram parte da programação, definida pela comissão organizadora, que tem a Dra. Cynthia Valerio como presidente.

Na grade científica, quatro nomes da presidência da SBEM Nacional: Dr. Rodrigo Moreira, atual presidente da Sociedade; e os ex-presidentes Dr. Alexandre Hohl, Dr. Ricardo Meirelles e Dr. Amélio Godoy Matos. O Dr. Amélio foi um dos homenageados, recebendo o Prêmio e a Medalha Francisco Arduíno, pelo trabalho na especialidade. Dr. Ricardo Meirelles, diretor do IEDE e presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM, salientou o papel do Dr. Amélio como um dos primeiros responsáveis por resgatar o tratamento da obesidade para o endocrinologista sério quando, anteriormente, os obesos eram presas fáceis para os médicos menos escrupulosos.

ASSEP Encontro do IEDE

O Prêmio José Schermann foi entregue à Dra. Maria Lucia Fleuis de Farias e, na sequência, ela realizou a conferência “Histórico do osteometabolismo no Rio de Janeiro”. O Dr. Rodrigo Moreira e Dr. Amélio Godoy Matos fizeram a sessão de encerramento, uma das novidades do Encontro – Meet The President –, abordando diabetes tipo 2 no lipodistrófico.

A novidade, informada durante o evento, foi realização de dois eventos – o Encontro do IEDE e o AACE Brazil – em conjunto em 2020, no Rio de Janeiro.

Diretoria ASSEP