15º Endofeminina

Eventos Médicos

15º Endofeminina

por site em 26 de abril de 2018


Nos dias 22 e 23 de junho acontecerá a 15ª edição do Encontro de Endocrinologia Feminina, Endofeminina. O evento acontecerá no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A atividade é uma iniciativa do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia (DEFA), e tem como presidente a Dra. Poli Mara Spritzer. 

De acordo com a presidente do evento, alguns temas como ” hormônios na menopausa”, serão abordados. “Especialistas discutirão as indicações e riscos da prescrição de estrogênios e progestogênios, o uso e abuso de androgênios e as opções para anticoncepção adequadas à mulher na pré- e na transição menopáusica. Além disso, outro tema de grande mportância é o debate sobre as novas estratégias nutricionais e farmacológicas no manejo da obesidade na mulher. Falaremos sobre os desafios no tratamento da Síndrome dos ovários policísticos, e a atualização em tópicos relacionados com insuficiência ovariana primária, amenorreia hipotalâmica e preservação da fertilidade em diferentes condições clínicas”, comentou. 

Durante a realização do EndoFeminina terá o curso Osteometa, com o apoio da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), serão abordadas as bases metabólicas, o diagnóstico e as opções de tratamento da osteoporose pós-menopáusica.

O Endofeminina é realizado há 15 anos. De acordo com a Dra. Poli Mara, é o primeiro e único evento no país dedicado exclusivamente a temas médicos que abordam  Endocrinologia e a Ginecologia, com foco nas melhores evidências para a pesquisa e a prática clínica. A presidente convida os especialistas para participarem. “Assim, a exemplo dos anos anteriores, certamente teremos um evento de alta qualidade médico-científica num ambiente de agradável convívio entre profissionais clínicos e pesquisadores. Espero mais uma vez tê-los conosco”, convocou.

As inscrições podem ser feitas no site do evento, o primeiro prazo com desconto se encerra no próximo dia 9 de maio. Na página também pode ser feita a submissão de trabalhos científicos, até o dia 10/05. 

O evento contará com a participação dos seguintes especialistas: Dra. Carolina Sales Vieira; Dr. Charles H.E.M Castro; Dr. Dalisbor M.W Silva; Dra. Elaine Frade Costa; Dra. Helena Von Eye Corleta; Dra. Leila C.P de Paula; Dr. Maiko Abel Schneider; Dr. Marcelo F. Ronsoni; Dra. Maria C.O Wender; Dra. Marise Lazaretti de Castro; Dra. Mônica de Oliveira; Dra. Karen Oppermann; Dra. Poli Mara Spritzer; Dr. Ramon Bossardi Ramos; Dr. Ricardo Meirelles; Dra. Rita Weiss; Dr. Rogério Friedman; Dra. Rosana Maria dos Reis; Dra. Ruth Clapauch; Dra. Tayane Muniz Fighera; Dra. Thaís Rasia e Dra. Valeska Lizzi Lagranha.