Vitamina D e Posicionamento Oficial

Informações Científicas

Vitamina D e Posicionamento Oficial

por site em 9 de dezembro de 2013


A diretoria da SBEM se posiciona oficialmente em relação à matéria publicada pela Veja Online no dia 29/11/13 (link), sobre o câncer de pele.

A SBEM teme que essa informação chegue à população dissociada dos benefícios dos banhos de sol para o produção de Vitamina D na pele e, por isso, enviou uma posição para ser incluído no portal da Veja.

A falta de vitamina D prejudica principalmente a saúde óssea, pois o organismo tira cálcio do osso para manter o nível da substância no sangue. Desta forma, agrava o risco doenças como reumatismo, artrite, artrose e, principalmente, osteoporose. Além disso, estudos relacionam a falta de vitamina D ao risco de outras doenças como câncer de mama, de colo, de próstata, diabetes e doenças cardiovasculares.

  • Posicionamento Oficial da SBEM

No Brasil é impossível ter níveis adequados de Vitamina D sem algum grau de exposição solar, a não ser pelo o uso de suplementos vitamínicos.

Em função disto, consideramos temerosas as afirmações do colega que, em nome da Sociedade Brasileira de Dermatologia, declara que a não exposição solar e do uso irrestrito de bloqueadores solares não causaria deficiência de Vitamina D.

Os malefícios desta deficiência sobre o sistema músculo-esquelético já foram comprovados há quase um século, assim como os benefícios advindos da correção desta deficiência.

Portanto, em nossa opinião, o grande perigo atual é que matérias e campanhas como esta, sobre os danos causados pelo excesso de exposição solar, cheguem à população totalmente dissociadas da informação sobre os benefícios advindos dos banhos de sol para o produção de Vitamina D na pele.

Não podemos, em detrimento de uma doença, provocar outra. Não é possível aceitar a declaração desse colega de que ”incentivar banhos de sol seria o mesmo que incentivar alguém a fumar”! Este “terrorismo” injustificado deve ser substituído pelo bom senso associado a informações baseadas em literatura científica de alta qualidade.

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia