Tratamento da Osteoporose

Eventos Médicos

Tratamento da Osteoporose

por site em 1 de junho de 2012


Na última terça, dia 5 de junho, aconteceu mais uma edição do programa de Educação Médica Continuada destinada aos associados da SBEM.  Os doutores Marise Lazaratti e Francisco Bandeira abordaram o tema “Atualização no Tratamento da Osteopore”.

O Dr. Francisco Bandeira começou a aula destacando os principais riscos e benefícios do uso prolongado da suplementação de cálcio, um deles é a prevenção do diabetes tipo 2, os efeitos dos vários tratamentos no risco de fraturas, principalmente as fraturas vertebrais, as consequências do uso prolongado de bisfosfonato e quanto tempo usá-los. Finalizando, o especialista falou um pouco sobre estrôncio e teripartide e como funciona o tratamento no paciente muito idoso, destacando que essa categoria de paciente se beneficia mais com o estrôncio do que com os bifosfonatos.

Passada a palavra para a Dra. Marize, a médica abordou as perspectivas no tratamento da osteoporose, já que existem pacientes que se beneficiam mais com essas classes terapêuticas diferenciadas do que com as mais comuns. Em sua apresentação ela destacou novas drogas existentes no mercado que fazem parte desse tipo de tratamento.

Logo no início a doutora relembrou alguns pontos da fisiologia explicando a remodelação óssea, a reabsorção óssea e a diferenciação do osteoclastos e o equilíbrio que deve haver entre esses dois fatores. Logo após, Dra. Marise falou das propriedades farmacológicas das substâncias Denosumabe e Odanabatibe, apresentando resultados de estudo, a maneira como devem ser administradas nos pacientes e os efeitos a curto e longo prazo. Finalizando sua aula, a especialista apresentou uma nova medicação, que ainda está em fase de teste, que estimula a formação óssea. Na sequência foi aberto o espaço para resposta as perguntar dos internautas.

Se você perdeu a apresentação, não se preocupe, ela está disponível para ser assistida na íntegra na área científica do site. Vale lembrar que apenas associados quites com a SBEM têm acesso a esta área.