Sine 2012: Balanço Final

Notícias

Sine 2012: Balanço Final

por site em 14 de abril de 2012


Cerca de 450 pessoas participaram, entre os dias 12 e 14 de abril, do XVI Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia. Presidido pelo Dr. Antônio Ribeiro de Oliveira Jr, o evento foi realizado no Mercure Lourdes, em Belo Horizonte (MG). De acordo com o especialista, o evento cumpriu seus objetivos. “O feedback que recebemos dos participantes foi bem positivo, tanto em relação à organização do evento, mas também sobre a temática da programação científica”, afirmou.

Veja o balanço feito pelo presidente do evento.

 

Foram três dias voltados para a programação científica intensa, tendo como característica um grande número de jovens palestrantes, de diversas partes do país, além de renomados convidados internacionais. Um deles, o Dr. Ashley B. Grossman, da Inglaterra, foi o responsável por comandar a Conferência de Abertura, com o tema: Patogênese e Assinaturas Moleculares dos Tumores Hipofisários.

Outro convidado internacional marcou presença logo no primeiro simpósio do evento, sobre Tumores Hipofisários Agressivos. Dr. Luis Syro, da Colômbia, apresentou o tema “Papel da Temozolomida nos Tumores Hipofisários Agressivos”.

O segundo dia do evento foi aberto com uma atualização clínica, com o tema “Doença de Cushing em Situações Desafiadoras”, com participação do Dr. Ashley B. Grossman e do palestrante argentino Dr. Oscar D. Bruno. Em seguida, o simpósio sobre doenças hipotalâmicas chamou bastante a atenção dos participantes, com os temas “Situação Atual da Regulação Central do Apetite”; “Diabetes Insipidus/SIADH”; e “Recentes Aquisições no Manejo Clínico do Hipogonadismo Hipogonatrófico”.

No final do dia, o destaque ficou com a conferência “Regulação Neuroendócrina do Metabolismo pelos Esteroides Sexuais”, comandada pelo convidado internacional Dr. Ken Ho, da Austrália.

A programação científica do sábado teve início com o tema “Efeitos Metabólicos do GH: a Pulsatilidade do GH Influencia as suas Ações?”, comandado pelo Dr. Ariel L. Barkan, dos Estados Unidos. Outro destaque do dia ficou por conta da palestra “Disfunção Neuroendócrina Induzida por Fármacos”, apresentada pelo Dr. Ken Ho.

Na parte da tarde, foi realizada a conferência “Acromegalia: Uma Doença em Transformação”, apresentada pelo Dr. Ariel Barkan. Em seguida, foi a vez das apresentações online, abrindo espaço para jovens pesquisadores, seguidas pela última atividade científica do Sine 2012: o Simpósio sobre Acromegalia.

Antes da entrega das premiações para os trabalhos científicos, o presidente do Departamento de Neuroendocrinologia da SBEM fez uma pequena análise do que foi o evento deste ano.

A próxima edição do Sine está marcada para 2014 e será realizada na cidade de Campinas.

Veja como foi o encerramento feito pelo Dr. Antônio

 

Cobertura Online

Durante todos os dias do Sine 2012, internautas puderam acompanhar em tempo real, através das Redes Sociais da SBEM, toda a movimentação do evento. Foram publicadas fotos, vídeos e informes importantes no twitter e facebook da SBEM. Além disso, o evento foi acompanhado pelo SBEM Repórter, o jornal online do site da SBEM.