Simpósio – Terapêuticas Hormonais Controversas

Eventos Médicos

Simpósio – Terapêuticas Hormonais Controversas

por site em 17 de maio de 2008


A História Sem Fim da DHEA
F. Saad, Alemanha

Apesar do fato que a concentração sérica do DHEA e seu sulfato em adultos é mais alta do que qualquer outro esteróide com exceção do colesterol, o papel principal deste esteróide adrenal não é bem compreendida. Uma queda de 2% por ano iniciando na 3º década da vida leva uma concentração sérica residual de aproximadamente de 10 a 20% durante a oitava e nona década da vida.

Esse declínio é referido como "adrenopausa". Ainda está em discussão se a andropausa é um verdadeiro estado de deficiência endócrina similar a queda da testosterona. ligado ao envelhecimento ("andropausa") e do hormônio de crescimento (Somatopausa). Nos Estados Unidos o DHEA é classificado como suplemento nutricional de venda livre. Interesse no uso terapêutico do DHEA se iniciou com estudos em animais indicando propriedades cardioprotetoras, antiobesidades, sensibilisadores de insulina, anti-osteoporose, estimuladoras da imunidade e neuro protetoras. As espécies animais usadas nestas experiências tinham baixos níveis de DHEA endógeno e porque as doses do DHEA usadas foram supra fisiológicas, estes estudos podem somente apontar as áreas nas quais o DHEA pode ser útil em humanos.

Em 2002 pela a primeira vez foi descrito um receptor endotelial específico do DHEA. Se espera que isto venha estimular mais pesquisas. Estudos epidemiológicos em seres humanos investigaram a relação entre níveis séricos endógenos de DHEA e várias doenças. Mas destas pesquisas não se pode concluir que certos níveis de DHEA causem ou resultem da doença. Nos últimos 10 anos, vários estudos intervencionais usando o DHEA foram realizados. Apesar de muitos destes estudos terem sidos criticados pelo pequeno número de pacientes, doses e vias de adm. variadas, duração insuficiente do tratamento, há crescente evidência de que a suplementação de DHEA pode ser benéfica em algumas das áreas indicadas. Efeitos colaterais parecem ser muitos raros e principalmente limitados a efeitos colaterais androgênicos em mulheres.

O futuro da reposição do DHEA tem algum potencial em atenuar certos aspectos do envelhecimento. Apesar de que uma dose padrão não pode ser recomendada baseada na literatura atual, parece que a administração. de DHEA restaurando níveis fisiológicos pode ser o melhor opção de tratamento.

O autor fez uma revisão das várias áreas onde a reposição do DHEA pode ser benéfica em humanos.: Sistema cardiovascular incluindo metabolismo de lipides, DHEA e composição corporal, DHEA e metabolismo ósseo, imunidade e DHEA e o sistema nervoso central com ênfase especial no humor e depressão.

Segurança e efeitos a longo prazo não são conhecidos e mais pesquisas são necessárias

Bom senso e Absurdo na Substituição da Melatonina
R. J. Reiter Cellular, and Structural Biology, University of Texas

Melatonina é uma molécula produzida na glândula pineal, retina, trato gastro intestinal, e provavelmente em alguns outros órgãos nos seres humanos. A sua produção na glândula pineal ocorre quase exclusivamente à noite e no escuro e por isso os níveis sangüíneos são muitos mais alto á noite de que de dia. Com avançar da idade a produção da melatonina diminui e como conseqüência os velhos tem níveis circulantes de melatonina muito mais baixos do que os jovens. A perda de melatonina deve contribuir para o envelhecimento de várias maneiras. Como a melatonina é um componente importante do relógio biológico, a sua diminuição causa a deterioração do ritmo circadiano e possivelmente do sono noturno.

A melatonina tem efeitos estimulantes no sistema imunológico e a sua queda no envelhecimento deve contribuir para o enfraquecimento imunológico. Melatonina tem efeitos anti-câncer notáveis, particularmente em relação a câncer mamário e hepático.

Finalmente a melatonina é um antioxidante poderoso e com uma ação diversificada. Como resultado a queda de melatonina nos velhos poderia contribuir para progressão de uma variedades de moléstias ligadas a radicais livres e para o próprio envelhecimento. Por exemplo melatonina pode ser útil no tratatamento de pacientes com doença de Alzheimer, Parkinson, e outras condições neuro degenerativas. Melatonina poderia prevenir depósitos de beta amiloide. A melatonina é um antioxidante que atravessa a barreira hemo liquorica.

Progesterona? O Hormônio Esquecido no Homem?
M. Oettel, Alemanha

Não há diferenças quantitativas na secreção da progesterona e níveis séricos de progesterona entre homens e mulheres fora da fase lútea Não há diferença de progesterona no envelhecimento masculino e feminino, e não há queda.

Progesterona influencia capacitação do esperma e biossíntese de testosterona pelas células de Leydig. Outros efeitos da progesterona em homens incluem aqueles sobre o sistema imunológico, no sistema nervoso central incluindo comportamento e sono, e seus efeitos anabólicos no osso e músculos esqueléticos. A detecção de receptores de progesterona tem um alto valor diagnóstico em patologia prostática. No clássico alvo feminino da testosterona , o endometrio, todas as antiprogestinas atuam no sentido de uma relação linear entre agonismo e antagonismo. Em contraste a isto a modulação da progesterona em alvos tipicamente masculinos (esperma, próstata células de Leydig) é correlacionado com uma grande variabilidade farmacodinâmica.

A razão disso é que em homens os efeitos da progesterona são mediadas não-genomicamente com diferentes modos de ação da biologia molecular. A modulação seletiva das ações da progesterona no homem requer abordagens endócrino-farmacológicas completamente novas.