SBEM-RJ no Dia Mundial de Diabetes

Notícias

SBEM-RJ no Dia Mundial de Diabetes

por site em 12 de novembro de 2012


Dando início as suas atividades para o Dia Mundial do Diabetes, a SBEM Regional do Rio de Janeiro promoveu uma ação na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, na manhã do último domingo. O evento foi feito em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e o Espaço Stella Torreão, com patrocínio da a+ Medicina Diagnóstica, a coordenação foi feita pela Dr. Vivian Ellinger, presidente da SBEM-RJ.

O objetivo principal do encontro era oferecer gratuitamente à população a oportunidade de responder um questionário chamado Findrisk, para saber as chances de desenvolver diabetes tipo 2. Além do questionário, os participantes também tiveram a chance de passar por testes de IMC, pesagem, avaliação da circulação arterial, circunferência abdominal e teste da pisada, o último oferecido pela Sociedade Brasileira Angiologia e Cirurgia Vascular (SBAVC), que de acordo com os resultados da pisada dava orientações de cuidado com os pés.

No fim das avaliações, caso o paciente apresentasse alto risco de desenvolver o diabetes, ou se já tivesse a doença, ele ganhava um voucher que dava direto a um exame de homoglobina glicada nos laboratórios da a+, uma das principais formas de detectar o diabetes. Além disso, nutricionistas também participaram da ação orientando os participantes sobre bons hábitos alimentares.

Dra. Vivian comentou que esse tipo de ação é importante para tirar o diabetes de dentro dos consultórios, e deixar claro que a doença pode ser evitada com a simples mudança de estilo de vida “Nós já tivemos a oportunidade de ver muitos casos de pacientes com diabetes que mudaram completamente seus hábitos, começaram a praticar exercícios físicos e melhoraram a alimentação. Por isso estamos aqui para incentivar toda a população fazer essa mudança junto coma gente”, disse a especialista.

Durante o encontro aconteceu também uma caminha com percurso de 3 km na orla da Lagoa Rodrigo de Freitas. A atividade contou com a participação de muitas pessoas que já haviam feito os testes e aproveitaram a oportunidade para se exercitar. A equipe do Espaço Stella Torreão acompanhou os participantes por todo o percurso, dando orientações sobre como manter a prática de exercícios e distribuindo material educativo.

A SBEM-RJ ainda possui mais três ações marcadas para o Dia Mundial do Diabetes, que vão acontecer simultaneamente em Madureira, no Mercadão e Parque de Madureira; Niterói, na Praça da República; e na Rocinha, todas no dia 14 de novembro, de 8h às 13h. Para mais informações ligue (21) 2527-1487.