Posicionamento Sobre A1C

Eventos Médicos

Posicionamento Sobre A1C

por site em 7 de abril de 2009


As sociedades brasileiras de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Diabetes (SBD) e Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) acabam de lançar a atualização do Posicionamento Oficial "Atualização sobre hemoglobina glicada (A1C) para avaliação do controle glicêmico e para o diagnóstico do diabetes: aspectos clínicos e laboratoriais".

Conforme o documento, atualmente, a manutenção do nível de A1C abaixo de 7% é considerada como uma das principais metas no controle do diabetes. Desta forma, o Posicionamento Oficial 2009 tem o objetivo de "promover a atualização sobre o papel da hemoglobina glicada na avaliação do controle glicêmico e no diagnóstico do diabetes, abordando aspectos clínicos e laboratoriais sobre esse importante recurso diagnóstico. Visa, também, definir recomendações de padronização de métodos laboratoriais devidamente validados, bem como discutir os métodos alternativos que possam ser utilizados na prática laboratorial diária para a avaliação desse importante parâmetro diagnóstico".

A coordenação editorial deste posicionamento é do Dr. Augusto Pimazoni Netto (Coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da UNIFESP e do Centro de Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz). Entre os editores do documento está o Dr. Ruy Lyra, presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM e ex-presidente da entidade.