Panorama da EASD

Notícias

Panorama da EASD

por site em 22 de setembro de 2011


O congresso da European Association for the Study of Diabetes (EASD), que aconteceu em Lisboa (Portugal) entre os dias 12 e 16 de setembro, reuniu cerca de 17 mil participantes e 1.294 trabalhos aceitos. Ótimos números para um dos eventos mais importantes da Europa, sobre diabetes. A EASD existe desde 1965, tendo em seu quadro e associados  cientistas, médicos, enfermeiros, estudantes e profissionais de saúde em geral, que têm o diabetes e assuntos relacionados como área de interesse.

Na programação, destaque para o Fórum Internacional SBEM/SBD, promovido pelas duas entidades brasileiras, que integrou a grade de programação do evento. Segundo depoimento do presidente da SBEM, Dr. Airton Golbert, o Fórum foi um sucesso. “Tivemos apresentações de primeiro nível e com assuntos de interesse para a maioria dos associados, que compareceram em grande número. O auditório do Hotel Sheraton Lisboa, que comportava 300 lugares, ficou praticamente lotado. A SBEM e a SBD trabalharam em conjunto na programação desta atividade, com o patrocínio da Novartis, que montou uma logística adequada para a realização do Fórum e esperamos poder repetir em outros congressos”.

O Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM, comentou como foi interessante a integração de temas como psiquiatria e diabetes. “Não podemos deixar de mencionar, também, a participação e contribuição do amigo e especialista português Manuel Neves e Castro. Ele realizou uma apresentação muito bem humorada proporcionando um ótimo clima entre os participantes”.

Veja fotos do Fórum Internacional

 

 

Epidemia de Diabetes

A nova versão do Atlas da International Diabetes Federation (IDF), anunciada no congresso, confirma que a epidemia de diabetes continua a piorar. Os estudos demonstram que o número de pessoas com diabetes chegou a 366 milhões em 2011, além de 4,6 milhões de mortes atribuídas à doença e US$465 bilhões gastos com diabetes.

Professor Jean-Claude Mbanya, presidente da IDF, afirmou que “os últimos dados do Atlas da IDF são a prova de que o diabetes é um grande desafio que o mundo já não pode se dar ao luxo de ignorar. Em 2011 uma pessoa está morrendo de diabetes a cada sete segundos. O relógio está correndo para os líderes do mundo”. O presidente da IDF disse, ainda, que espera ação na Assembleia das Nações Unidas, que acontece nos dias 19 e 20 de setembro em Nova Iorque (EUA), para que o aumento do diabetes seja interrompido. (veja a reportagem sobre a reunião na ONU, nesse link).

Aplicativo Para os Participantes

Mais um congresso adota aplicativos para que os congressistas possam acompanhar as atividades pelos tables e smarthphones. Entretanto, o evento da EASD disponibilizou apenas para iphones e ipads, o que limita o número de usuários, já que muitos utilizam também equipamentos com Android. O software forneceu alguns itens muito interessantes aos usuários:

  • Procurar, pesquisar e visualizar o Programa Científico por palestrante, sessão, tópicos e palavras-chave;
  • Acesso aos resumos e aos e-posters, através do Programa Científico;
  • Acesso aos webcasts de todas as palestras;
  • Comentar as apresentações e sessões;
  • Usar os recursos da comunidade para troca de idéeias em tempo real com colegas e especialistas na área de diabetes e de pesquisa;
  • Criar agenda pessoal e vinculá-la ao calendário;
  • Acesso à planta, para localizar mais facilmente as salas de conferências e pontos de referência;
  • Determinar o seu percurso para o local da atividade de interesse.

Manipulação Terapêutica do Sistema Imune

Uma das apresentações analisou o papel vital desempenhado por células T-reguladoras no sistema imunitário e o que acontece quando este sistema falha. Essas células são fundamentais na manutenção da homeostase do sistema imunológico e tolerância ao autoantígenos. Essas células surgem tanto no timo, quanto na periferia do sistema imunológico.

Um defeito nas das T-reguladoras resulta no início de doenças autoimunes, tanto em humanos, como em camundongos. Já a remoção desta população de células supressoras promove a autoimunidade.

Além disso, medicação (composta por anti-CD3) que promove o desenvolvimento das T-reguladoras in vivo em pacientes com diabetes tipo 1, auxiliando no tratamento.

Terapia com GLP-1 e Risco de Câncer

Um das informações divulgadas estava ligada aos medicamentos derivados de GLP-1 (como a exenatida e sitagliptina), muito usados para o tratamento de diabetes. 

Algumas drogas antidiabéticas, como “miméticos da incretina” e inibidores da DPP-4 têm sido associados com alterações histológicas do pâncreas exócrino (hiperplasia), áreas de pancreatite histológica e mudanças menores em alguns modelos animais. Além disso, a liraglutida tem sido associada à hiperplasia de células C na tireoide de roedores, além de adenomas e, raramente, carcinomas.

No entanto, o Dr. Michael A. Nauck, (Diabetes Center Bad Lauterberg, Alemanha), apresentou um trabalho demonstrando que não há evidência que essas substâncias aumentem risco de câncer.

Diabetes e Obesidade

Alguns pesquisadores mostraram diferenças e semelhanças entre a obesidade e o diabetes tipo 2. A prevalência de ambas está aumentando rapidamente em todo o mundo.

Um grupo de 32 especialistas em fisiopatologia, genética, ensaios clínicos e cuidados clínicos da obesidade e / ou diabetes tipo 2, vai realizar um estudo co-patrocinado pela EASD, The Endocrine Society e pela American Diabetes Association.

Foi determinado que as grandes questões da obesidade ligadas a diabetes tipo 2, precisam ser abordadas por combinação básica, clínica e de base populacional.

“Um melhor entendimento de como a obesidade se relaciona com o diabetes tipo 2 pode ajudar a avançar em intervenções eficazes e com custo-benefício para ambas as condições, incluindo a terapia mais adaptada “, disse Dr. Steven Kahn, um dos especialistas que trabalha no estudo.