Obesidade, Hipertensão e Diabetes - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Sócio da SBEM? Faça seu login: senha: | esqueceu a senha?
Carregando

Enquete:

Para profissionais de saúde: Por onde você fica sabendo de eventos médicos?

Através de newsletters.
Através de redes sociais.
Em sites de sociedades médicas.
Outros meios.
Por buscas na internet.
Veja os resultados

Eventos em Destaque

Agenda imagem

anterior  próximo

Atualizada em: 01/06/2010

Notícias

Obesidade, Hipertensão e Diabetes

Pesquisa divulgada no final de maio mostra que os casos de obesidade, hipertensão arterial e diabetes estão aumentando na população indígena. Os dados são do Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas, coordenado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O estudo apresenta uma radiografia das condições de vida desta população e indica uma mudança no perfil epidemiológico-nutricional. De acordo com os pesquisadores, entre as causas estão transformações radicais nos estilos de vida, associadas ao contato e à proximidade com os problemas típicos das grandes cidades.

O Inquérito verificou ainda uma tendência à redução na frequência e intensidade de atividades físicas, como decorrência de alterações importantes nas estratégias de subsistência e nos padrões de assentamento.

O estudo alerta também para as condições ambientais favoráveis à transmissão de parasitas e microrganismos veiculados pela água e alimentos contaminados, que resultam em elevadas taxas de morbimortalidade por gastroenterites. Cerca de 60% das mortes em crianças com menos de um ano têm relação com o problema.

Segundo a Fiocruz, uma em cada três crianças indígenas sofre de desnutrição. Na região Norte, as prevalências foram de mais de 40%. Ao se olhar para outros parâmetros nutricionais, como a anemia, os índices ultrapassam os 50%.

 

Atualizada em: 01/06/2010

Tópicos Relacionados

diabetes fiocruz hispertensão Notícias Obesidade pesquisa pressão alta

Opiniões dos Leitores

Escreva a sua opinião!
Leia nossos termos de uso
Seu comentário aparecerá na lista após a aprovação do moderador.


Digite os caracteres que aparecem acima.

henrique henda, 14/07/2010 - 09:07h.

para alem dos exercicios quero emagrecer mais rapido não tenhem solução em medicamentos que eu possa tomar e não ter efeitos colaterais e se possa equilibrar com exercicios


© 2010 SBEM - Rua Humaitá, 85 - 5º andar - Botafogo - Rio de Janeiro / RJ - CEP 22261-000 - Tel: 21 2579 0312
Política de Privacidade - Termos de Uso - Expediente