artigos cientificos Comunicados Oficiais congresso cuidados com a saúde diabetes Educação Médica Continuada endocrinologia Eventos Médicos internacional Notícias Notícias Científicas Notícias Gerais Obesidade Osteoporose resumos SBEM SBEM Repórter Tireóide Título de Especialista Webmeeting
Atualizada em: 09/02/2010
Células-tronco: Novidades
Por Pablo de Moraes
Cientistas da USP de Ribeirão Preto vão coordenar um estudo sobre transplante de células-tronco para o tratamento do diabetes tipo 1, na Northwestern University, de Chicago, nos Estados Unidos. A Universidade é um dos mais importantes centros de estudos científicos do mundo. A técnica brasileira foi desenvolvida por pesquisadores do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e tem como objetivo o controle do diabetes sem a necessidade de insulina.
Em entrevista para o site da SBEM, o Dr. Eduardo Couri, um dos líderes da pesquisa, explicou que o convite se deu após a grande repercussão internacional sobre os resultados do estudo. “Ganhamos destaque em importantes periódicos mundiais, entre eles o Jama (Journal of the American Medical Association), por duas vezes. Além disso, em dezembro, nossa técnica foi aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão americano responsável por avaliar segurança e importância de estudos clínicos relevantes, o que ampliou a credibilidade”, afirma. “A Universidade de Chicago será a sede de pesquisa, mas a técnica será implantada também na Europa”, completa.
Com o novo centro de pesquisa, o número de pacientes submetidos ao transplante deve aumentar. “O processo é o inverso do que normalmente ocorre. Desenvolvemos uma técnica aqui no Brasil, com sucesso, aprovada pelo Conep, que será testada em pacientes fora do país. Dessa forma, teremos verba para aumentarmos o número de pessoas que experimentarão o processo”, afirma. “É um passo muito importante para a ciência brasileira”, comemora o doutor.
A primeira cirurgia foi realizada em 2004 e, desde então, 24 pacientes já se submeteram ao procedimento. Destes, 21 ficaram livres de insulina em algum momento, num período de 6 meses a cinco anos. Atualmente, 11 pessoas estão livres da insulina.
Saiba Mais:
Leia Mais:
Atualizada em: 09/02/2010
células-tronco controle do diabetes diabetes tipo 1 fda insulina jama Notícias transplante
Dr. Cleverson Schmelzer, 02/08/2010 - 23:08h.
Gostaria de saber, como poderia entrar em contato com o Dr. Eduardo Couri. Grato, Cleverson
luceli, 03/08/2010 - 12:08h.
olá como faço pra incluir meu filho nesse tratamento como voluntario pois almejo uma cura pra ele e estamos despostos a tentar.
Adalberto Sampaio , 29/08/2010 - 20:08h.
Tenho uma filha diabetica com 12 anos, li sobre Dr Eduardo Couri e gostaria de entrar em contato com ele, o nome dela e Lavinia Adhria Sampaio.Aguardo resposta.Desde ja agradeco. Ajude-me por favor. meu celular e 88148410. Pote- Minas Gerais.Meu nome e Adalberto Sampaio.
Carla, 23/09/2010 - 22:09h.
Como entrar em contato com Dr. Eduardo Couri, e gostaria de saber se ainda esta en experimento este transplante ou se já faz parte da sociedade brasileira de medicina e em qual hospital faz este transplante? Obrigada.
andreia, 29/09/2010 - 14:09h.
minha mãe tem diabete tipo 1 e está com apenas 10% dos 2 rins funcinando queremos inscreve-la para este tratamento a qual ela também vê como uma salvação em seu caso moramos em Araquara por favor nos ajude ela tem se cuidao mas com a tmpos tem a doença o caso está se agravando. Idade:13/12/1950 temos todos exames médicos recentes e necessários inclusive a resonancia magnetica dos risn ,exames de sangue, cardíaco . obrigada
RENATA APARECIDA DIAS TAZINAFFO, 09/10/2010 - 21:10h.
ola meu nome é renata sou de sao joaquim da barra eu gostaria de saber como faço para agendar minha sogra como uma voluntaria para esse trasplante de celulas troncos ela faz tratamento em taquaritinga e o medico que cuida dela aconselhou ela a procurara saber sobre esse trasplante em ribeirao preto ela esta perdendo uma de suas vistas e eu gostaria muito de poder ajudar ela nao sei por onde começar mas se alguem puder ajudar eu ficarei muito grata e poderei dar uma sementinha de esperança para minha sogra.desde ja agradeço a quem ler esse comentario e mais ainda se puder me dar algum esclarecimento.obrigado.
DIVO BATISTA DE PAIVA JUNIOR, 17/11/2010 - 02:11h.
OLÁ, TENHO 50 ANOS, , APOS CIRURGIA NO PANCREAS(PANCREATITE) FIQUUEI DIABETICO TIPO II, GOSTARIA DE ME VOLUNTARIAR PARA PESQUISA OU ATÉ MESMO A CIRURGIA DO PANCREAS. COMO DEVO PROCEDER PARA CONSEGUIR FAZER ISSO (CIRURGIA). POIS SOFRO MUITO COM A DIABETE POIS ADQUIRI DEPOIS DOS 40 ANOS E ISSO É MUITO TRISTE. ESPERO RECEBER UMA RESPOSTA E DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO. PS: ACABEI DE ASSISTIR UMA ENTREVISTA DOS DR. EDUARDO CURY NO PROGRAMA DO JÔ SOARES E CLARO CORRI PARA O COMPUTADOR PARA ENVIAR-LHES MEU PEDIDO.
Thiago Almeida, 18/01/2011 - 11:01h.
Como podemos fazer para entrar nesse grupo experimental de tratamento? Tenho diabetes tipo há 10 anos atualmente tenho 24.