Mobilização Pela Saúde

Notícias

Mobilização Pela Saúde

por site em 22 de julho de 2013


Em reunião realizada na última quarta-feira, dia 17, em Brasília, lideranças de entidades médicas de todo o país analisaram os últimos acontecimentos que atingem diretamente o exercício da Medicina e o atendimento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população.

Os debates focaram na votação dos vetos à Lei do Ato Médico e à MP 621, que institui o Programa Mais Médicos.

Indignados com as recentes arbitrariedades anunciadas pelo Governo Federal, o grupo reunido deliberou as seguintes ações:

  1. A criação de um Comitê Nacional de Mobilização, composto por representantes das entidades nacionais, que monitorará a conjuntura e proporá estratégias de enfrentamento do problema. Grupos semelhantes poderão ser criados em nível local com o mesmo objetivo;
  2. As entidades médicas indicam a realização de mobilizações nos Estados nos dias 23, 30 e 31 de julho, sendo que a definição do formato de ficará a critério das assembleias organizadas pelas entidades locais;
  3. Material de apoio (folders, cartazes, etc.) será produzido e distribuído entre os médicos – nos próximos dias – para uso no convencimento direto da população e dos parlamentares;
  4. A população deve ser orientada sob os riscos das medidas anunciadas no contexto do Programa Mais Médicos. Os parlamentares devem ser lembrados sobre as inconsistências das ações do Governo (no caso da MP 621) e da necessidade do Congresso reagir ao autoritarismo da Presidência ao vetar pontos da Lei do Ato Médico, após 12 anos de tramitação.

Na próxima semana, após reunião do Comitê Nacional de Mobilização, serão repassadas novas orientações às entidades locais, com o intuito de fortalecer e unificar as estratégias em todo o país, trazendo grandes benefícios às ações.

Sgundo informes das entidades, as questões relacionadas à Mobilização dos Médicos podem ser encaminhadas pelo e-mail comite2013@portalmedico.org.br ou pelo telefone 61-3445-5940 (aos cuidados de Amanda ou Amilton).