Menopausa Precoce

Eventos Médicos

Menopausa Precoce

por site em 30 de julho de 2009


A Menopausa Precoce ocorre antes dos 40 anos e acomete 1% das mulheres; já a Menopausa Cedo, acontece antes dos 45 anos e acomete 5% das mulheres. A idade da menopausa não se correlaciona com a idade da 1a menstruação e, sim, com a idade com que a mãe e as irmãs da paciente entraram em menopausa. Há fatores que antecipam discretamente a menopausa em um ano como: fumo, laqueadura tubária e histerectomia.

Por outro lado, a menopausa precoce também pode ter causas externas como cirurgia retirando ovários ou grande parte deles, radiação, quimioterapia, além de causas internas. Nesse caso, as principais são as genéticas, ligadas a alterações no cromossoma X (Síndrome de Turner e suas variantes), e autoimunes, associadas a problemas de tireoide, como a Tireoidite de Hashimoto e a Doença de Graves.

Uma outra causa seria a Síndrome de X Frágil, uma condição genética em que portadoras da alteração, em grau leve, teriam menopausa precoce, podendo haver casos na família de crianças com deficiência mental, que seriam os portadores da alteração plena. Assim, Menopausa Precoce é indicação precisa de terapia de reposição hormonal, uma vez que essas mulheres têm risco 4 x maior de doenças cardíacas e 7x maior de osteoporose.