Hipertensão Sobe no Brasil - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Sócio da SBEM? Faça seu login: senha: | esqueceu a senha?
Carregando

Enquete:

Para profissionais de saúde: Por onde você fica sabendo de eventos médicos?

Através de newsletters.
Através de redes sociais.
Em sites de sociedades médicas.
Outros meios.
Por buscas na internet.
Veja os resultados

Eventos em Destaque

Agenda imagem

anterior  próximo

Atualizada em: 27/04/2010

Notícias

Hipertensão Sobe no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou dados que mostram que a porcentagem de pessoas com pressão alta no Brasil subiu de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. Os números são de uma pesquisa realizada com 54 mil adultos e foram anunciados na segunda-feira, 26 de abril, Dia Nacional de Combate à Hipertensão.

Segundo o levantamento, os índices aumentaram em todas as faixas etárias, principalmente entre os mais idosos, onde o percentual chegou a 63,2%. Em 2006, esse número chegava a 57,8%. A pesquisa mostra ainda que o número de hipertensos é maior entre as mulheres (27,2%) que os homens (21,2%).

Capitais

A cidade do Rio de Janeiro foi a capital com o maior percentual de pessoas que se declararam hipertensos, com 28%. Na sequência, aparecem Recife (27,6%), São Paulo (26,5%) e Campo Grande (26,5%). O menor índice foi registrado na cidade de Palmas, com 14,9% de pessoas com a doença.

Tratamento e Prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a pesquisa tem como objetivo difundir a prevenção da doença por meio de boas escolhas como hábitos alimentares saudáveis e o combate ao sedentarismo e à obesidade.

A hipertensão acontece quando a pressão arterial, após ser medida por diversas vezes, é igual ou superior a 14 por 9. Isso acontece porque os vasos por onde o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Ela é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassa 130 mmHg e a diastólica (mínima) é inferior a 85 mmHg.

Na maioria das vezes, a pressão alta é uma herança genética. Entretanto, pode ser desencadeada por hábitos de vida pouco saudáveis como: obesidade, ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica e inatividade física.

Ela não tem cura, mas pode e deve ser controlada. O tratamento contínuo pode evitar futuros infartos do coração, derrames e paralisação dos rins. Ele deve ser feito através de remédios controladores da pressão e hábitos saudáveis (diminuir a quantidade de sal na alimentação, bebidas alcoólicas, controlar o peso, fazer exercícios físicos, evitar o fumo e controlar o estresse).

Leia Mais:

Atualizada em: 27/04/2010

Tópicos Relacionados

dados Hipertensão Ministério da Saúde Notícias pesquisa pressão alta

Escreva a sua opinião!
Leia nossos termos de uso
Seu comentário aparecerá na lista após a aprovação do moderador.


Digite os caracteres que aparecem acima.

© 2010 SBEM - Rua Humaitá, 85 - 5º andar - Botafogo - Rio de Janeiro / RJ - CEP 22261-000 - Tel: 21 2579 0312
Política de Privacidade - Termos de Uso - Expediente