Carregando

Institucional

Balanço da Gestão SBEM Mais Forte 2015/2016

O Dr. Alexandre Hohl e sua diretoria deixam a presidência da SBEM Nacional em 31 de dezembro. Momento de fazer um balanço do trabalho realizado nos últimos dois anos. Entre as palavras que definem a diretoria está o planejamento. Integraram a diretoria: Dr. João Eduardo Salles, Dr. Fábio Trujilho, Dr. Guilherme Rolin, Dr. Rodrigo Moreira e Dra. Nina Musolino.

A Sociedade é de Todos (Dr. Alexandre Hohl)

Várias palavras definem o trabalho da gestão da SBEM Nacional 2015/2016, entre elas destaca-se “planejamento”. O fato pode ser observado desde a Oficina de Trabalho, realizada em novembro de 2014, pela primeira vez, meses antes da gestão 2015/2016 assumir a entidade.

Em seu discurso de posse, o Dr. Alexandre Hohl, presidente da Nacional, mencionou que se planejou para se candidatar ao cargo há 10 anos atrás. Para isso, passou por todas as etapas na área de gestão da Sociedade. Foi presidente de Regional, de Comissões, de Departamentos, de eventos, até chegar à diretoria, como secretário adjunto, na gestão da Dra. Nina Musolino. “Precisava estar preparado para esse desafio”, disse o Dr. Hohl.

Ao longo dos dois anos, ele avaliou o trabalho com regularidade, em entrevistas dadas e publicadas nos canais de comunicação da SBEM, entre eles o Canal no Youtube. Também estão disponíveis fotos de eventos e momentos importantes no Canal no Flickr. Outro espaço de grande visibilidade foi a fanpage da SBEM, onde foram postados os principais avisos e comunicados da Sociedade. 

A lista de tarefas foi extensa. Nela estão incluídas atividades para valorização do especialista; mudanças em setores importantes como o TEEM e os AE&M; revisão dos Estatutos; maior uso da tecnologia; Educação Médica Continuada; investimento na área de esporte e endocrinologia; reconhecimento dos valores da entidade e dos endocrinologistas, que fizeram a história da SBEM.

“É a tradição e a inovação andando juntas. Não temos como fugir dos novos caminhos da comunicação, mas respeitando as preferências de cada um”, disse o presidente. Esse era um estilo de gestão que o Dr. Alexandre já traçava ao ser eleito no CBEM 2014,em Curitiba. Na ocasião, ele listou pontos que seriam adotados. Foi a primeira eleição online da SBEM e com mais de 600 votos computados.

Entrevista Dr. Alexandre Hohl

Em seu discurso de posse, o Dr. Alexandre apresentava seu estilo de trabalho e lembrava que a Sociedade é de todos e que seguiria os princípios da Missão e Visão da entidade. “Uma SBEM mais Forte. É com orgulho iniciamos uma nova jornada. Vamos trabalhar arduamente e para isso dediquei meus próximos dois anos para a SBEM”. Em seu discurso de encerramento, dois anos depois, o tema voltaria, onde ele mencionou os seus editoriais, que em todas as edições foi finalizado da mesma forma: “A SBEM tem missão e tem valores. O nosso compromisso é buscar cada um deles e cumpri-los com ética e determinação. Como Sociedade, com a participação ativa de cada um de nós”.

Estar próximo do público e das políticas públicas de saúde também foi uma das metas traçadas. Os comunicados oficiais - mostrando que a SBEM que está sempre preocupada com a saúde da população - foram feitos e tiveram um enorme alcance nas redes sociais. Tanto o público quanto os sócios já aguardavam a posição da SBEM em diversos casos polêmicos.

“Um ponto chave da nossa gestão foi levar a informação de forma adequada. Nos posicionamos em diversas questões, como a modulação hormonal, uso inadequado de terminologia de ‘nutriendocrinologista’, fadiga adrenal entre outros. Trabalhamos com o jurídico para defender a especialidade e o endocrinologista. Por isso, é importante o especialista se unir à SBEM”, enfatizou o presidente.

No balanço da gestão durante a Oficina de Trabalho, o Dr. Alexandre comentou sobre uma questão que, por mais que tenha sido discutida e lembrada, não foi realizada: grade de eventos. “Não conseguimos chegar a um ponto ideal. Falamos tanto sobre isso em nossas reuniões, da necessidade de reduzir atividades, mas não avançamos”.

Uma política de aproximação e diálogo com outras sociedades de especialidades, com a AMB e o CFM e com o Governo Brasileiro foi feita de forma intensa. “Foram muitas, muitas, muitas reuniões”, lembrou.

Já no final de 2015, o balanço era de metas cumpridas, o que se repetiu no mês de novembro de 2016, na reunião geral. A mesma sensação foi compartilhada na Cerimônia de Posse. “Fizemos o nosso melhor”.

O Dr. Alexandre não foi surpreendido pelo cargo que assumiu. “O trabalho estava dentro do que imaginei, mas foi muito mais o intenso. A dedicação é grande. Alguns desafios foram inesperados e outros não. Qualquer pessoa que precise assumir esse cargo tem de ter vontade de trabalhar. É preciso que cada sócio vista a camisa para planejarmos nosso futuro. E só teremos resultados se estivermos juntos”. (fotos Celso Pupo) 

Diretoria 2015 / 2016 

  • Presidente: Alexandre Hohl (SC)
  • Vice Presidente: João Eduardo Nunes Salles (SP)
  • Secretário Executivo: Fábio Rogério Trujilho (BA)
  • Secretário Adjunto: Guilherme Alcides Flores Soares Rollin (RS)
  • Tesoureiro Geral: Rodrigo de Oliveira Moreira (RJ)
  • Tesoureiro Adjunto: Nina Rosa de Castro Musolino (SP)

 Diretoria da SBEM Nacional

Votação durante Assembleia no CBAEM

Estande da SBEM no CBEM 2016

Oficina de Trabalho em 2014

Comunicação na palma da mão da SBEM Nacional

Público no Curso SAP

 

 

 

 

 

+ Notícias

09/02XVI CONGREMEN

Data: 28 a 30 de abril de 2017
Local: Ouro Minas Palace ...

09/02COBRAPEM 2017

  • Data: 31 de maio a 3 de junho de 2017
  • Local: Centro ...

30/01Uso de Anabolizantes

O uso de anabolizantes vem se tornando um hábito comum entre ...