EndoRecife e COLAEN 2015

Congresso Internacional

EndoRecife e COLAEN 2015

por site em 19 de maio de 2015


Este ano acontece mais uma edição do EndoRecife, promovido pela Regional SBEM Pernambuco e com apoio SBEM Nacional. O evento será realizado em conjunto com o Congresso Latinoamericano de Endocrinologia (COLAEN), entre os dias 20 a 23 de maio, presididos pelos Drs. Ruy Lyra e Lucio Vilar. O Congresso de 2015 acontecerá no Enotel Convention, em Porto de Galinhas. A escolha do local foi necessária devido à expectativa de ter o dobro de participantes das edições anteriores do evento.

O COLAEN teve sua candidatura submetida em Havana, há três anos, na Assembleia da antiga Federação Pan-Americana de Endocrinologia, que por decisão na reunião, passou a ser chamada de Federação Latinoamericana de Endocrinologia (FELAEN).

Em entrevista ao site da SBEM, o Dr. Ruy Lyra, presidente da FELAEN, comenta algumas novidades e expectativas para o evento deste ano.

Site da SBEM: Quantos congressistas são esperados para esse ano, já que é um evento de maior proporção?

Dr. Ruy Lyra: O EndoRecife é um evento bastante sedimentado da endocrinologia brasileira, já estamos a caminho da décima oitava edição e é um evento que congrega de 600 a 800 colegas endocrinologistas de todo o Brasil. Esse ano o Congresso tomou proporções maiores. Primeiro porque esperamos ter um bom número de colegas da América-Latina, representando seus países, e um maior interesse do público pela junção das atividades.

Site da SBEM: Como será montada a programação científica do Congresso?

Dr. Ruy Lyra: Teremos vários simpósios institucionais. A Endocrine Society já está preparando um Simpósio; a Internacional Society of Endocrinology também participará; a Associação Latino-Americana de Diabetes; a Sociedade Brasileira de Diabetes; a Sociedade Latino-Americana de Tireoide e de Obesidade, ou seja, temos hoje confirmados 10 palestrantes internacionais e aproximadamente 35 palestrantes da América Latina.

A ideia é que esses simpósios internacionais tragam sua bagagem científica ao evento, com aspectos práticos da atividade. Por exemplo, a LATS irá abordar temas da prática médica, relacionados à tireoide, o mesmo com obesidade, diabetes e dentro do mesmo formato a Endocrine Society.

A essência do EndoRecife, que é um evento predominantemente clínico, terá ênfase na prática clínica trazendo suas novidades. Teremos também, na sexta e no sábado, um curso Norte-Nordeste na área de cirurgia bariátrica, inclusive com a presença de dois palestrantes internacionais.

Site da SBEM: A realização simultânea dos eventos pode ser considerada um diferencial para o EndoRecife?

Dr. Ruy Lyra: Pelas nossas informações é o primeiro evento que conseguimos reunir tantas sociedades latino-americanas e instituições científicas ligadas à tireoide, obesidade, diabetes, endocrinologia, neuroendocrinologia e etc. A presença desses simpósios institucionais é um marco. 

Site da SBEM: Qual sua expectativa em relação a realização do evento?

Dr. Ruy Lyra: Esperamos realmente poder brindar os nossos colegas da América Latina com um grande evento, para que eles tenham uma ótima impressão do nosso país e repercutir isso a nível internacional para futuros eventos brasileiros. Teremos tradução simultânea, inclusive, para os convidados internacionais durante o evento. Estamos trabalhando com muito esmero para seja um  sucesso.

Outras informações, inscrições e mais detalhes no site do EndoRecife/COLAEN 2015