cbem2014
Carregando

Eventos Médicos

EBT 2012

O Encontro Brasileiro de Tireoide tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos dos pesquisadores; estudantes e profissionais que atuam na área. O evento, que acontece a cada dois anos, reúne médicos especialistas brasileiros em tireoide para apresentação de trabalhos científicos e participação em cursos e mesas redondas, além de conferências e palestras com renomados especialistas.

O evento, promovido pelo Departamento de Tireoide da SBEM e organizado pela Regional do Rio Grande do Norte, acontece pela primeira vez em Natal, entre os dias 28 de abril a 01 de maio, no Centro de Convenções de Natal, sob a presidência do Dr. Tadeu Alencar Fonseca. Paralelamente ao Encontro acontecerá a XV Expotireoide – Exposição de Produtos, Equipamentos e Serviços para a Área Médico-Hospitalar, com 15 estandes instalados no Pavilhão Morton Mariz do Centro de Convenções de Natal.

Antes do início da programação científica, a organização do evento preparou um pré-congresso com cursos sobre: ultrasonografia da tireoide; biologia molecular para clínicos e cirurgia de tireoide.

Temas principais a serem abordados:

  • As doenças autoimunes da tireoide: epidemiologia, mecanismos fisiopatogenicos, tratamento.
  • As doenças neoplásicas da tireoide: epidemiologia, mecanismos fisiopatogenicos, tratamento.
  • Bócio: epidemiologia, mecanismos fisiopatogenicos, tratamento.
  • Hipotireoidismo congênito.
  • Iodação do sal e outros fatores epidemiológicos envolvidos na incidencia de doenças da tireoide.
  • A relação entre obesidade e tireoide
  • A relação entre metabolismo do açúcar (diabetes) e tireoide.
  • Fronteiras no conhecimento da ação dos hormônios tireoideanos e sua aplicação terapêutica.

Serão aceitos, para apresentação na XV Encontro Brasileiro de Tireoide, resumos inéditos, oriundos de trabalhos realizados nas diferentes áreas relacionadas a tireoide. As inscrições dos trabalhos científicos se encerraram no dia 1 de março.

Todas as informações poderão ser acompanhadas através das redes sociais da SBEM.

 

comments powered by Disqus