cbem2014
Carregando

Institucional

Dúvidas

Parte I - Dúvidas Comuns a Sócios e Novos Sócios

Posso me associar à SBEM Nacional?
Para se associar à entidade é preciso fazer a inscrição através de uma das Regionais. Ou seja, se você é de Minas Gerais, deverá procurar a Regional deste estado. Para agilizar o processo está disponível uma ficha de novo sócio

Estou em débito com a minha anuidade. Posso quitar essa pendência através da SBEM Nacional?
O associado deverá fazer o login no site e clicar no link "Minha Página", e será direcionado à página www.endocrino.org.br/area_cientifica/dados_cadastrais, onde poderá visualizar as informações financeiras e providenciar o pagamento da anuidade em aberto.

O PagSeguro enviará à SBEM Nacional a informação do pagamento, não sendo necessário o envio do comprovante à administração.



Todo o associado recebe os Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia?
Sim. A revista científica da SBEM é distribuída a todos os associados quites. Se você não está recebendo entre em contato com a sua Regional e com a sede dos ABE&M pelo email - abem@uol.com.br

Como posso obter o login e senha para o acesso a área restrita do site da SBEM?
A solicitação pode ser feita, pelo email suporte@sbem.org.br ou automaticamente em www.endocrino.org.br/recupera_senha.php

A SBEM realiza prova para Título de Especialista anualmente?
Sim. Nos anos pares a prova é realizada durante o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia e nos anos ímpares no Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia (que era denominado Curso Nacional de Endocrinologia e Metabologia).

Os associados podem participar das reuniões do Conselho Deliberativo?
Não. A reunião do Conselho Deliberativo é realizada entre os representantes legais de cada Regional. Por isso é importante participar da escolha dos seus representantes. A presença dos associados é fundamental nas Assembléias Gerais, onde tudo é decidido e votado.

Sou associado mas meu nome não consta no cadastro de profissionais?
Verifique se seus dados estão corretos na sua Regional e depois envie email fazendo a alteração para suporte@sbem.org.br

Quais as vantagens em me tornar sócio da SBEM?
Além de receber informações oficiais sobre endocrinologia, o associado tem descontos em eventos com o apoio da SBEM, recebe os ABE&M e a Folha da SBEM impressa, além de assistir a todos os Webmeetings e demais artigos e documentos na área restrita do site Educação Médica Continuada. O associado também pode acessar a diversas revistas internacionais.

Fortalecer a especialidade é um dos maiores ganhos para os endocrinologistas brasileiros.

É preciso fazer algum pagamento adicional para se filiar a um dos dez Departamentos da SBEM?

Não. Ao pagar a anuidade você pode optar em fazer parte de um dos Departamentos sem qualquer custo adicional.

Parte II - Educação à Distância

Qual o público-alvo dos cursos?
Os cursos à distância da SBEM estão abertos a todos os associados da entidade que queiram se atualizar nas disciplinas oferecidas pelos departamentos da SBEM.

A SBEM Online oferece cursos de especialização, mestrado e doutorado a distância?
Não. A SBEM Online oferece, atualmente, cursos de extensão, nas diversas áreas representadas por seus departamentos. Observando-se que os cursos podem ou não contar pontos para a revalidação de títulos, definida pela AMB e CFM, de acordo com a sua natureza ou da natureza do aluno, ou seja: Caso seja um associado detentor de titulo de especialização, o curso no qual esteja matriculado seja desta natureza e tenha seu desempenho avaliado através de instrumento próprio, a ser encaminhado para a CNA, pelo Gestor dos cursos, terá tais pontos creditados em seu CRM.

Quando começam os cursos?
Os cursos seguem uma agenda própria, a ser divulgada antecipadamente na área especifica de EMC, no Site SBEM e, até mesmo através de meios complementares, como informativos, comunicados etc. O associado poderá se inscrever a qualquer tempo (até 24 horas antes do início da turma) na turma desejada, desde que esta não tenha atingido o numero máximo de vagas. Caso isso ocorra, será agendada, dentro do interesse e disponibilidade da SBEM, nova turma (varias turmas podem funcionar em paralelo sem prejuízo do sistema).

Uma vez inscrito e com o sua inscrição confirmada, o aluno receberá um e-mail confirmando a data de início do seu curso e seus dados.

(*) É importante observar que os cursos são projetados para reedição, ou seja, podem ter seu conteúdo atualizado e serem relançados a qualquer tempo, de acordo com a demanda.

Onde acontecem as aulas?
Todo o conteúdo que necessite de interação junto a outros alunos e/ou Professor-tutor, acorre pela Internet, no ambiente de curso. Os eventos que não necessitem de interação ou troca de dados com o sistema, ocorrem offline, no computador do usuário, através da plataforma offline, instalada previamente pelo aluno e fornecida pela SBEM. As avaliações e atividades em grupo ocorrerão pela Internet e serão agendadas previamente pelo Professor-tutor.

Como são as aulas nos cursos da SBEM Online?
Na primeira semana, o aluno irá se dedicar à ambientação ao curso e aos outros integrantes. Já terá recebido seu login e senha, e aprenderá a navegar pelas diferentes áreas do curso na Internet: área de estudos, ferramentas de Chat, calendário, fórum, biblioteca virtual e "sala de aula". Também terá acesso ao conteúdo teórico, irá conhecer seu professor-tutor, a equipe de suporte técnico, preencher seu perfil e conhecer o perfil dos outros alunos.

Nas semanas seguintes, conforme o calendário do curso, os alunos irão participar de atividades individuais e em grupo, auto-avaliações e quaisquer outras atividades programadas pelo Professor-tutor, observando-se que grande parte do estudo será realizada pelo próprio aluno, durante as horas em que desejar ou tiver possibilidade – pois o material é concebido de forma a estimular e possibilitar o auto-aprendizado.

Os cursos da SBEM Online dão direito a certificados?
Sim, todos os cursos dão certificados de participação / atualização, expedidos pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo. Os cursos que são válidos para a revalidação de Títulos, dão certificados específicos para os alunos detentores do Título de Especialista que passam a ter seus pontos creditados em seu CRM junto a AMB e CFM, através de relatórios próprios emitidos pelo Gestor dos Cursos.

Posso iniciar o curso a qualquer momento? Existem horários ou datas para realização de atividades dos cursos?
Não é possível iniciar o curso a qualquer momento já que você fará parte de uma turma específica e todos deverão começar juntos, na data de início marcada pela coordenação. Não há hora marcada para você estudar, pois o conteúdo teórico e as atividades estão disponíveis via Internet. O aluno tem acesso ao site 24 horas por dia, durante todo o tempo de duração do curso. No entanto, há prazos para a realização das atividades, assim como para as reuniões on-line. No EAD, o aluno fará avaliações ao final de cada disciplina do curso. Já os cursos livres da SBEM Online não prevêem avaliação para obtenção do certificado.

Posso fazer tudo de casa?
Sim. Nos cursos de EAD, tudo acontece pela Internet. Isso não significa que você não terá prazos para desenvolver as atividades propostas. O calendário do curso informa as datas das atividades.

Qual é a duração dos cursos da SBEM Online?
Cada curso possuirá uma carga horária válida, definida pela Comissão de Educação Médica Continuada. Esta carga horária é válida para a contagem de pontos para Revalidação de Títulos e independe do tempo que o aluno leve para concluí-lo. Quanto ao tempo de conclusão, será definido previamente um período mínimo e máximo para conclusão de cada curso.

Quantas horas vou precisar me dedicar aos estudos para concluir os cursos?
Os cursos oferecidos pela SBEM Online são muito flexíveis em relação a horário, embora possuam um período máximo, previamente definido, para sua conclusão. Para que o aluno possa desenvolver suas atividades, recomendamos que sejam dedicadas 5 horas de estudos semanais para cada curso em que esteja matriculado.

Posso terminar o curso em menos tempo?
Sim, existe um período mínimo e máximo para conclusão de cada curso, previamente estipulado. Este período mínimo é válido, desde que o aluno participe das atividades em grupo e das avaliações nas datas agendadas no calendário do curso, estabelecido por seu professor-tutor.

Quantos dias posso ficar sem entrar no site e no curso?
Seu professor terá acesso a relatórios de acesso e saberá quando foi a última vez que você entrou no curso. Recomendamos que você entre no curso no mínimo a cada 3 dias.

Como são marcadas as provas e os exercícios em grupos?
Desde o início do curso você terá acesso ao calendário com as datas de todas as atividades.

Terei um professor à disposição durante todo o curso?
Sim, você terá um professor-tutor que acompanhará sua turma durante todo o curso para tirar dúvidas e mediar os debates. O professor-tutor estará disponível dentro de horários específicos (não 24 horas por dia).

Como é o suporte do professor, já que não estamos no mesmo local?
O suporte do professor é feito através do computador, pelas ferramentas disponibilizadas na Plataforma de Ensino.

Qual é a forma de pagamento dos cursos da SBEM Online?
Os curso são gratuitos para os associados da SBEM.

Existe material didático no curso a distância?
Isto está diretamente relacionado a metodologia utilizada pelo professor-tutor, porém, o conteúdo teórico pode ser disponibilizado em apostila e também em CD-ROM. Todos os alunos recebem manuais das ferramentas a serem utilizadas, vídeos que fazem parte das tarefas do curso, vídeos-manuais e ferramentas que possibilitam a visualização de todos os recursos dos cursos da SBEM Online.

Precisarei comprar livros?
Não, todo material é oferecido pela SBEM Online e pode ser impresso diretamente em impressoras comuns. Caso não possua impressora ou meios de impressão, todo o material de apoio, opcionalmente poderá ser adquirido no formato de apostilas.

Se meu computador quebrar no meio do curso serei prejudicado?
Não. Você pode desenvolver as atividades do curso a partir de qualquer computador que tenha acesso à Internet.

+ Notícias

27/08IX Endosul

Falta pouco para que a cidade de Florianópolis receba mais uma ...

27/08Diabetes no Rio

De 13 a 15 de novembro o Rio de Janeiro receberá a ...

27/08Encontros Gaúchos

A Universidade de Caxias do Sul (RS), no Rio Grande do Sul ...