Dignidade dos Médicos

Notícias

Dignidade dos Médicos

por site em 1 de julho de 2013


Dia 3 de julho, quarta-feira, será o dia de luta pela dignidade dos médicos no Brasil. A SBEM apoia a convocação das entidades da classe e incentiva seus associados a participar e esclarecer a questão aos seus pacientes.

A SBEM solicita que enviem para o email info@endocrino.org.br como serão as manifestações em suas cidades para divulgação.

A seguir o Comunicado Oficial

Caro Colega,
    
Nós, médicos endocrinologistas, temos em nossa formação pelo menos 10 anos de estudos formais. O governo brasileiro, no entanto, pretende importar milhares  de médicos, sendo a maioria de Cuba que, segundo declarações obtidas em reunião na AMB, se formam com apenas 3 anos de estudo, sem a devida revalidação de seus diplomas, sob pretexto de resolver o problema de saúde do país.

Por este e outros motivos, os médicos brasileiros representados pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira, Associação Nacional de Médicos Residentes e Federação Nacional dos Médicos manifestam-se, repudiando as medidas recentes do governo. 

Para o dia 3 de Julho estão sendo organizadas manifestações nas diferentes regiões do país com várias reivindicações, dentre estas:

  • contra a contratação de médicos estrangeiros sem a devida revalidação dos respectivos diplomas,
  • pela aprovação da PEC 454, que cria um plano de carreira para os médicos do estado,
  • coletar 1,5 milhão de assinaturas para conseguirmos propor um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, defendendo que 10% do PIB seja direcionado à saúde. – Nós também precisamos colaborar

A SBEM apoia estas reivindicações e incentiva seus associados a participarem ativamente destas manifestações. A hora é esta!

Você poderá obter mais informações sobre as movimentações no site da AMB

Nós manteremos os associados informados sobre as atividades no site e nas redes sociais.

A SBEM também redigiu uma carta ao público para que possa ser impressa e distribuída a seus pacientes, explicando as razões de nosso movimento.

    Cordialmente,

    Soc. Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)