Curso de Ultrassonografia de Tireoide e Paratireoide

Eventos Médicos

Curso de Ultrassonografia de Tireoide e Paratireoide

por site em 25 de fevereiro de 2011


Entre os dias 25 a 29 de abril,  a SBEM Nacional  promove, no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, o primeiro curso de Ultrassonografia da Tireoide e Paratireoide. O evento é coordenado pelo Dr. Eduardo Tomimori e Dra. Rosalinda Camargo e tem como objetivo capacitar os profissionais que atuam no diagnóstico e tratamento de doenças tireoidianas a realizarem a ultrassonografia da tireoide, punção aspirativa por agulha fina dirigida pela ultrassonografia e a esclerose de cistos, nódulos e gânglios,  através da injeção percutânea de etanol. No total, o curso oferece apenas 30 vagas.

Inscrições Encerradas

O curso será anual e dividido em duas partes: básico e avançado. De acordo com a organização, serão debatidos temas que abrangem desde os princípios físicos da ultrassonografia até os mais recentes avanços nos métodos de imagem. Haverá também, uma revisão atualizada de anatomia, fisiologia e patologia das principais doenças da tireoide.

O valor do Curso Básico será R$ 2.000,00 para sócios adimplentes e R$ 2.600,00 para não sócios SBEM.
Será necessário anexar ao formulário de inscrição no site, o comprovante de residência médica em endocrinologia reconhecida pelo MEC ou o Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia (TEEM-SBEM).

Os interessados de outras especialidades (cirurgia cabeça e pescoço e radiologia) deverão enviar ao mesmo e-mail (sbem@endocrino.org.br) o comprovante de residência médica reconhecida pelo MEC ou o título de especialista. O critério de seleção para o curso será a ordem de inscrição. Os participantes interessados deverão passar inicialmente pelo “Curso Básico de Ultrassonografia da Tireoide e Paratireoide”, que terá duração de uma semana. Segundo o Dr. Tomimori, os que concluírem essa primeira etapa e forem aprovados na avaliação teórica e prática poderão se inscrever no “Curso Avançado de Ultrassonografia de Tireoide e Paratireoide”, que acontece em setembro e também terá duração de uma semana.

Ao concluir os dois cursos e obterem aprovação nas avaliações, os candidatos receberão certificados de participação e estarão aptos para realizarem o estágio prático. Neste estágio, que deverá ser realizado em um serviço de ultrassonografia à escolha do candidado, os mesmos deverão realizar 150 exames, sendo 120 ultrassonografias da tireoide ou de gânglios cervicais e 30 punções aspirativas por agulha fina guiada pela ultrassonografia de nódulos ou de gânglios cervicais.

Deverão apresentar também 14 exames ultrassonográficos da tireoide ou da paratireoide e região cervical e 7 punções aspirativas por agulha fina guiada pela ultrassonografia, realizados pelo candidato com o relatório detalhado de cada caso, isto é, todos os exames ultrassonográficos deverão apresentar  laudos e documentação fotográfica.

Em relação às punções aspirativas por agulha fina realizadas pelo candidato, além da documentação fotográfica da ultrassonografia, estas deverão estar acompanhadas dos respectivos laudos citológicos. Todo o material será analisado e, se aprovado, o candidato poderá realizar a prova final. Nesta avaliação prática, o candidato realizará exames ultrassonográficos da tireoide e punções aspirativas por agulha fina guiada pela ultrassonografia de nódulos ou gânglio cervicais. Os candidatos aprovados receberão um certificado da SBEM, atestando que os mesmos possuem conhecimento e competência para realização de Ultrassonografia da Tireoide, Paratireoide e Linfonodos Cervicais, bem como de Punção Aspirativa por Agulha Fina Guiada pela Ultrassonografia. Esses profissionais poderão utilizar o selo deste curso, fornecido pela SBEM, nos relatórios dos exames realizados por eles.

Os professores dos cursos são especialistas com grande experiência na área da tireoidologia. Farão parte do corpo docente fisiologistas, endocrinologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço, médicos nucleares, patologistas, radiologistas e ultrassonografistas.  

A programação do curso básico já se encontra disponível. O manual contendo todo o regulamento dos cursos e o programa do curso avançado estarão disponíveis em breve.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na SBEM Nacional, através do telefone:  (21) 2579-0312. 

Inscrições

IMPORTANTE: Os comprovantes dos pagamentos por boleto deverão ser enviados à SBEM Nacional, no email sbem@endocrino.org.br ou pelo fax (21) 2579-0312 em no máximo 24 horas após o pagamento.
 
O especialista que possui o TEEM da SBEM não necessita enviar comprovação.  O candidato que precisar comprovar a residência médica reconhecida pelo MEC ou título de especialista em outra especialidade deverão também ser enviados ao email sbem@endocrino.org.br ou pelo fax (21) 2579-0312 em no máximo 24 horas após o pagamento.