Dia mundial do diabetes 2014
Carregando

Eventos Médicos

Congremem 2011: Hipoglicemia e Doenças Cardiovasculares

A última conferência do primeiro dia do Congremem 2011 teve como tema “Is Hypoglycemia a marker or a cause of CDV and mortality risk?”, apresentado pelo Dr. Anthony MacCall. Em sua palestra, o especialista apresentou diversos estudos que relacionam a hipoglicemia com os fatores de risco cardiovasculares. “Espero levantar as preocupações de segurança no controle glicêmico, principalmente no DM2, e sua relação com os problemas cardiovasculares”, disse.

De acordo com a apresentação, a hipoglicemia pode ser considerada um ciclo vicioso, já que pequenos níveis de glicemia acabam levando a uma paralisia das respostas e defesas com a hipoglicemia. Dr. MacCall falou ainda sobre as manifestações neurológicas que podem ocorrer. “Sabemos que o cérebro é um dos órgãos mais suscetíveis e em momentos de hipo podem acontecer desde convulsões até um AVC”, comenta. “Baixas glicemias devem ser sempre observadas no paciente, pois está claro que elas podem precipitar problemas cardiovasculares e mortes súbitas”, explicou.

Outro problema levantado pelo especialista, relacionado às baixas glicemias, são os déficits cognitivos, quando o paciente começa a agir de maneira automática. “Um exemplo disso é quando a pessoa com hipoglicemia consegue voltar para a casa automaticamente, quase que por instinto, mas sem ter noção do que está fazendo. O risco é grande, já que existem chances de acidentes”, explicou.

De acordo com Dr. MacCall, a melhor maneira de se evitar os problemas relacionados à hipoglicemia é o controle rígido. “Temos um mantra nos Estados Unidos, que é manter o controle bem rígido, o mais cedo possível, o maior tempo possível, sendo sempre considerada a variabilidade glicêmica”, finalizou.

Leia Mais:

comments powered by Disqus