cbem2014
Carregando

Conferência Discute Estatura e Menarca

A Dra. Nuvarte Setian (SP) abriu o 1º Encontro Brasileiro de Endocrinologia Pediátrica da SBEM (EBEP). Sua conferência foi sobre O Aumento da Estatura Humana e o Avanço Secular da Idade da Menarca: Lições Endócrinas a Partir da Evolução.

Embora os dados no Brasil não sejam completos, a especialista apresentou diversos números oriundos de estudos internacionais que relacionam estatura e idade da menarca.

Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), envolvendo oito mil crianças de 0 a 5 anos do Brasil, Noruega, Estados Unidos, Índia, Omã e Gana apresentou dados interessantes. A pesquisa, feita com famílias com bom poder aquisitivo, mostrou que as crianças apresentavam o mesmo desenvolvimento, independente do país onde nasceram.

Outro ponto importante apresentado pela conferencista é a relação entre o peso e a idade da menarca. A primeira menstruação pode ser adiada se a menina for muito magra ou desnutrida. Do mesmo modo, pode ser adiantada se ela tiver sobrepeso ou obesidade.

Por fim, a Dra. Nuvarte ressaltou a importância de se estudar mais aprofundadamente os disruptores endócrinos, pois eles podem influenciar a puberdade. Pelo o que já se sabe, as alterações que o disruptores podem provocar são extensas, incluindo anomalias neonatais, puberdade precoce, alteração do desenvolvimento sexual, câncer e Diabetes Mellitus.

comments powered by Disqus

Saiba Mais

+ Notícias

27/08IX Endosul

Falta pouco para que a cidade de Florianópolis receba mais uma ...

27/08Diabetes no Rio

De 13 a 15 de novembro o Rio de Janeiro receberá a ...

27/08Encontros Gaúchos

A Universidade de Caxias do Sul (RS), no Rio Grande do Sul ...