cbem2014
Carregando

Congresso Nacional

CBAEM/COPEM: Hormônios Sexuais

Falando sobre Hormônios Sexuais foi o tema de um dos simpósios que marcaram o primeiro dia de CBAEM/COPEM. Assim como diversas palestras do CBAEM/COPEM, o tópico gerou bastante interesse e teve a sala com lotação acima da capacidade, com pessoas sentando no chão ou ficando em pé nas laterais da sala.

O simpósio foi aberto com o tema “Hiperprolactinemia: Atualização e Aspectos Metabólicos”, apresentado pelo Dr. Antônio Ribeiro de Oliveira Junior. Em sua palestra, o especialista falou sobre a revisão recente no consenso relativo ao diagnóstico e tratamento da hiperprolactinemia. As diferenças entre o tratamento em sintomáticos e assintomáticos e temas como Prolactinomas Resistentes, Prolactinomas Malignos, Prolactinomas e Gravidez também foram citados pelo especialista.

Reposição Hormonal Feminina” foi o tema apresentado pela Dra. Dolores Pardini. A especialista falou sobre as diversas fases da terapia de reposição hormonal feminina, apresentando um pequeno histórico do tratamento, desde a década de 60 até os dias de hoje. Dra. Dolores falou ainda sobre alguns dos temas apresentados no 13º World Congresso on Menopause, realizado entre os dias 8 a 11 de junho, em Roma, na Itália.

De acordo com a endocrinologista, os Sintomas Vasomotores permanecem como a principal indicação para o uso da Terapia Hormonal. Atualmente, é considerado mais que um sintoma, sendo um importante marcados de riscos para doenças como osteosporose e AVC´s. A palestra foi ilustrada com o estudo de três casos clínicos e apresentação de estudos atuais.

O Dr. Alexandre Hohl apresentou o terceiro tópico do simpósio: “Reposição Hormonal Masculina”. O endocrinologista iniciou sua palestra falando sobre os tipos de hipogonadismo masculino. Ele citou ainda dados apresentados no Endo2011, ocorrido em Boston, e falou sobre os tipos de tratamento e monitorização.

Após o término de cada palestra, foi aberto o debate e esclarecimentos de dúvidas dos congressistas.

Leia mais:

comments powered by Disqus