Benefício Fiscal - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Sócio da SBEM? Faça seu login: senha: | esqueceu a senha?
Carregando

Eventos em Destaque

Agenda imagem

anterior  próximo

Atualizada em: 08/01/2010

Notícias

Benefício Fiscal

O parecer favorável do senador Raimundo Colombo sobre o projeto de lei, que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para alimentos dietéticos, está pronto para ser votado pela Comissão de Assuntos Econômicos. O PL 181/08 é de autoria do senador Renato Casagrande e já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

De acordo com o texto, além da redução do imposto, a venda desses produtos ficaria isenta da Contribuição para os Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

O projeto é justificado pelo crescimento da obesidade no Brasil. De acordo com o autor, o incentivo fiscal aos alimentos dietéticos possibilitaria uma melhora no padrão alimentar da população de baixa renda, com benefício para a saúde, já que ocasionaria uma queda em seus preços.

Em seu parecer, o relator Raimundo Colombo afirmou estar totalmente de acordo com o projeto e ressaltou a necessidade de estimular o consumo de alimentos mais saudáveis como forma de combater a obesidade, "sendo a desoneração fiscal um importante instrumento para que esse objetivo seja atendido".

Caso seja aprovada, a lei só produzirá efeitos a partir do primeiro dia do exercício financeiro seguinte.

Atualizada em: 08/01/2010

Tópicos Relacionados

alimentos dietéticos diet ipi Notícias Obesidade

Opiniões dos Leitores

Escreva a sua opinião!
Leia nossos termos de uso
Seu comentário aparecerá na lista após a aprovação do moderador.


Digite os caracteres que aparecem acima.

Leonardo, 11/01/2010 - 16:01h.

Nos diabeticos os produtos para o consumo tudo é muito caro! Chocolate, chiclete, balas, remedios e etc. E tudo que vc falar de é diet é muito caro!


Admar, 13/01/2010 - 17:01h.

Tomara que este projeto de lei seja aprovado, os produtos diet, sao muito caro,sera uma maravilha,ate mesmo para o governo,que podera diminuir os gastos com a saude,as pessoas passarao a evitar doenças, consumindo mais diet.


© 2010 SBEM - Rua Humaitá, 85 - 5º andar - Botafogo - Rio de Janeiro / RJ - CEP 22261-000 - Tel: 21 2579 0312
Política de Privacidade - Termos de Uso - Expediente